O Ifood tem como tecnologia o ingrediente fundamental, e no que diz respeito ao meio ambiente tem programas que visam gerar menor poluição plástica no delivery e regenerar toda emissão de carbono emitida pelas entregas.
Como objetivo de tornar-se referência mundial em sustentabilidade e criar um mundo mais inclusivo e igualitário, o Ifood quer incentivar e engajar consumidores e parceiros a tornar esse sonho em realidade, onde através da tecnologia tem o desafio de comunicar com os consumidores, mapear as principais oportunidades, esclarecendo como o aplicativo pode tornar-se um aliado da sustentabilidade, incentivando seus consumidores e parceiros a fazerem escolhas mais sustentáveis, estimulando para que adotem em suas vidas e em seus negócios atitudes ambientalmente corretas.
A iniciativa do processo foi feita através do Design Sprint, mecanismo utilizado pelo Google para auxiliar na resolução de problemas, através do aplicativo é possível realizar doações para algumas ONGs e fazer a opção de não receber itens descartáveis como talheres, canudos e guardanapos com a parceria dos restaurantes “Amigos da Natureza”.
Potencializando essas iniciativas mencionadas, procurou-se fazer pelo aplicativo a neutralização de emissão de carbono em entregas; essa possiblidade surgiu devido à compra de token de crédito de carbono em parceria com a startup ambiental brasileira Moss, que investe parte de seus recursos para projetos de preservação ambiental da Floresta Amazônica.
Responsável pela identidade visual o Time Craft criou propostas como animação na abertura do App, com folhas verdes no logotipo do Ifood, permeando sua presença na jornada do cliente. Na finalização da compra, no pós-pedido, o cliente recebe um ícone com folha verde que acompanha o entregador durante seu trajeto e um banner com detalhes sobre essa inciativa. O cliente recebe a notificação após o pedido e a emissão de carbono passa a ser efetivamente compensada, contribuindo para reduzir e neutralizar a emissão de gases do Efeito Estufa (GEE).
Sucesso garantido da campanha foi divulgado no intervalo do jogo na Globo e outros grandes players da mídia e nas citações de inúmeros influenciadores digitais. O Ifood também investe nas cooperativas de reciclagem do país, pois as mesmas são peças fundamentais para atingir as metas de compromisso da empresa com o meio ambiente, com previsão de investimentos nos maquinários das cooperativas e em suas estruturas.
Em São Paulo o Ifood vai construir uma nova central de triagem pré mecanizada que além de aumentar a renda dos cooperados, tem potencial para aumentar as taxas de reciclagem.
Esses são alguns exemplos de empresa do ramo alimentícia, o Ifood vem provando que a tecnologia pode e deve continuar trabalhando para gerar um impacto benéfico ao meio ambiente, alimentando o futuro do mundo com respeito a natureza e a vida.
Foto: Tecnologia e Meio Ambiente na Alimentação. Imgem do Portal News Ifood