São diversas modalidades utilizadas pelos criminosos, muitas por telefone. Recentemente, em Rio Claro, um idoso de 83 anos por pouco não entrou para a estatística como mais uma vítima dos bandidos que utilizam esse método para os crimes. Ele recebeu uma ligação em sua residência, na sexta-feira (15). O criminoso questionou se o homem autorizava uma compra no valor de R$1800 em uma rede de supermercados na cidade de Campinas. “Foi uma ligação no telefone fixo. Eu respondi que não tinha conhecimento e não autorizava a compra. O bandido me disse então que meu cartão teria sido clonado e que eu precisava ligar para o número do cartão, mas teria que ser do telefone da minha casa, mas como o mesmo estava mudo, eu não estava conseguindo fazer qualquer ligação”, relata o idoso.
Por sorte, a vítima não conseguiu efetuar a ligação e se livrou do golpe. Ele e familiares acharam estranho, tentaram contato com o banco, mas como não conseguiram, o idoso foi até sua agência bancária e lá foi informado que outros clientes também haviam relatado a situação. “Me disseram que eu era o sétimo cliente a fazer a denúncia e pedir orientações. Me informaram que se trata de uma quadrilha que vem tentando aplicar este tipo de golpe”, conta aliviado.
Segundo as informações que ele recebeu, a quadrilha age para conseguir os dados pessoais das pessoas. O telefone fixo do idoso já havia sido grampeado, ao fazer a ligação indicada pelo criminoso eles conseguiriam todas as informações dos documentos, assim aplicariam outros golpes com o cartão do homem. “Me senti aliviado, ainda bem que recorremos ao banco e teve auxílio dos meus familiares. Meu conselho é que as pessoas fiquem atentas e não passem nenhum dado antes de confirmar com sua agência”, alertou.
NÚMEROS
No município de Rio Claro, em 2019, foram registrados 682 boletins de ocorrência versando sobre Estelionato Consumado, média de 57 por mês, nas mais diversas modalidades de golpes.
A Polícia Militar do Estado de SP segue atuando normalmente durante a quarentena. Além do trabalho ostensivo nas ruas, tem seguido com orientações de prevenção para a sociedade. Entre as preocupações, alertar sobre possíveis golpes que podem aparecer, principalmente, por meio da internet. Isso porque golpistas podem usar a pandemia para tentar fazer vítimas.
A PM listou algumas situações que devem ser observadas. Como, por exemplo, ficar atento e desconfiar de links ou mensagens enviadas por celular ou rede social que ofereçam brindes, descontos e vantagens ou que peçam doações.
É comum e já registrado em outras ocasiões que golpistas criam sites falsos, bem parecidos aos de instituições oficiais e buscam vítimas com mensagens por e-mail, Whatsapp e telefonemas. Também ressalta que a pessoa não deve compartilhar RG, CPF ou outros dados bancários sem necessidade. Salienta que a população não deve baixar aplicativos desconhecidos sobre COVID-19.
ORIENTAÇÕES POLÍCIA MILITAR E POLÍCIA CIVIL
As modalidades praticadas pelos golpistas são inúmeras. É importante ficar atento e seguir alguns cuidados:
– Nunca aceite ajuda de estranhos, especialmente em bancos;
– Não forneça ou confirme dados particulares pelo telefone, pois você não sabe quem está do outro lado da linha. Oriente familiares a respeito;
– Jamais reaja a assaltos ou sequestros;
– Cuidado com sua documentação pessoal;
– Desconfie de ofertas generosas;
– Procure tratar pessoalmente assuntos com as instituições financeiras credenciadas;
– Não seja ingênuo. Dinheiro fácil não existe. Seja prudente quando tratar de assuntos financeiros;
– Nunca deposite dinheiro na conta de desconhecidos;
– Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
Foto: Divulgação