Qualquer pessoa corre o risco de ter uma queda, mas para quem já tem uma idade avançada, as consequências podem se tornar mais graves e até levar à morte. Foi o que aconteceu com o idoso Antonio Morelli, de 81 anos.
De acordo com o registro do boletim de ocorrência, ele sofreu uma queda de uma escada no sábado (21), ao tentar arrumar a árvore de Natal em sua casa, no Bairro do Estádio. Foi socorrido, ficou internado, mas não resistiu, falecendo na quinta-feira (26). O sepultamento foi ontem (27), no Cemitério Municipal de Santa Gertrudes.
Recentemente, o caso que comoveu o país foi a morte do apresentador Gugu Liberato, de 60 anos, no dia 22 de novembro, após um acidente doméstico em sua residência nos EUA. Segundo o que foi divulgado, Gugu teria caído de uma altura de quatro metros, quando estava fazendo reparo em um ar condicionado. O apresentador sofreu lesões na cabeça e também ficou internado.
Outros problemas sérios também podem surgir com a queda de idosos. A fratura de fêmur é uma das mais graves nas pessoas com 60 anos ou mais. Por ser o maior osso do corpo humano, esse rompimento pode causar perda da funcionalidade e aumento da mortalidade na população idosa.
Entre as pessoas com mais de 65 anos, as quedas aparecem como a terceira causa de mortalidade.
Como prevenir quedas
Para evitar quedas em casa, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa lista 11 medidas de prevenção e orienta uma maior atenção à segurança dentro de casa.
- Evitar tapetes soltos;
- Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados;
- Usar sapatos fechados com solado de borracha;
- Colocar tapete antiderrapante no banheiro;
- Evitar andar em áreas com piso úmido;
- Evitar encerar a casa;
- Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;
- Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar;
- Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer;
- Utilizar sempre a faixa de pedestre;
- Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.
Foto: Divulgação/foto ilustrativa