Nesta semana Rio Claro registrou o óbito de uma idosa por Covid-19, conforme aponta boletim divulgado nesta sexta-feira (16) pela Fundação Municipal de Saúde. Com isso, o total de óbitos nesta pandemia chega a 669.
O município confirmou 151 novos casos da doença totalizando 32.822, sendo que 31.971 pessoas estão recuperadas e 175 estão em isolamento domiciliar ante 150 na semana passada. Dez pacientes estão internados por Covid-19, sendo nove em enfermaria e um em UTI, o que representa 14% de ocupação de leitos Covid-19, incluindo rede de saúde pública e particular. No último boletim eram sete pessoas internadas e 10% de ocupação de leitos.
Nas últimas semanas Rio Claro vem numa escalada crescente de casos de Covid-19. A cidade passou de quatro casos no início de novembro (boletim do dia 11) para 51 (18/11), depois 73 (25/11), 102 (2 de dezembro), 124 na semana passada (09/12) e agora 151 (16/12). Isso significa que o município, teve nesse período de pouco mais de 30 dias, um crescimento de 3.675% no número de novos casos de Covid-19.
O aumento de casos da doença vem ocorrendo em vários municípios brasileiros e a situação preocupa as autoridades de saúde. Em Rio Claro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alerta a população sobre o aumento dos novos casos de Covid-19 no município. De acordo com a autarquia, a nova onda é atribuída a uma subvariante omicron, BQ.1. “Recomendamos fortemente a atualização do esquema vacinal para os faltosos”, destaca a presidente da FMS, Giulia Puttomatti.
A Fundação de Saúde indica o retorno da utilização de máscaras ao frequentar locais fechados e ao se relacionar com outros de fora do domicílio, especialmente para idosos, pessoas com doenças crônicas e condições de imunossupressão. Pessoas com quadros de resfriados ou gripes, ainda que leves, devem permanecer de máscaras ao se relacionar com outras.
Vacinação
Enquanto isso, a vacinação contra a Covid-19 prossegue no município. Até o momento, Rio Claro aplicou 546.747 doses de vacina ao longo da campanha de imunização. Percentualmente, 95,20% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.
Porém, ainda há um grande número que estão com o esquema vacinal incompleto. Esses munícipes devem procurar as unidades básicas de saúde ou unidades de saúde da família para tomar as doses correspondentes e fazer a atualização.
Foto: Divulgação/Governo de SP