Muito simpática, cheia de alegria e comunicativa, foi assim que a dona Annunciata Rota Baptista, mais conhecida pelo apelido carinhoso Nita, e assim que nos permitiu chamá-la, atendeu ao telefonema do Diário do Rio Claro. Recentemente, no dia 25 de janeiro, dona Nita comemorou os 104 anos de muitas conquistas e felicidades. Um dos presentes chegou só nessa segunda-feira (8), quando ela foi imunizada com a vacina contra a COVID-19. “Eu fiquei muito feliz, estava na expectativa, não estava com medo não. Só a picadinha que doeu um pouquinho, mas foi muito rápido e depois nada”, contou.
Ela foi levada pela neta, a psicóloga Valeria Cristina Calligaris até a Unidade do bairro Bela Vista. “Eu liguei para saber e agendar, disseram que estavam com doses e podia levá-la, fomos rapidamente, pois ela estava ansiosa. A gente entende a sensação de que está tudo resolvido, mas não, temos que continuar seguindo todas as medidas de segurança, distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, não fazer aglomeração, mas dá um alívio. Para completar, falta minha mãe que tem 80 anos, eu como sou da área da saúde também já fui imunizada”, declarou ao falar da mãe Neusa Aparecida Baptista, de 80 anos.
E Neusa também está na expectativa. “Sim também estou na espera, ficamos muito felizes pela minha mãe, ela estava ansiosa para ser imunizada”, destacou Neusa, que a partir de quinta-feira (11) poderá ficar mais tranquila, quando a vacina será disponibilizada para este público acima de 80 anos. Da família de Nita, em Rio Claro, ninguém teve Covid-19.
OS 104 ANOS
As comemorações dos 104 anos tiveram que ser bem diferentes das que a Dona Nita gostaria. Sem visitas, sem abraços, sem festas, mas o carinho dos que a amam e a admiram chegou de alguma forma. “Muitos telefonemas, o dia todo, graças a Deus. Fico feliz das pessoas me acharem querida”, disse.
ANTES DA PANDEMIA
Receptiva, essa é uma das grandes características da dona Nita, ela não era muito de sair de casa, mas receber visitas, preparar uma mesa para um cafezinho e um pãozinho feito por ela, sempre foram algumas de suas especialidades. Infelizmente tudo precisou mudar com os novos hábitos para evitar o contágio do coronavírus. “Era de receber muita gente, era difícil não ter alguém tomando café com a mesa posta. Foi complicado”, observou a neta.
Claro que o convite foi estendido à equipe do Diário, quando o período complicado passar. “Venha, será um prazer”, disse dona Nita, sendo o convite reforçado pela neta. “Vai adorar comer o pãozinho que ela sempre fez.”
VOZ DA EXPERIÊNCIA
Em um momento no qual um dos assuntos mais comentados e praticados tem sido o “cancelamento”, termo usado principalmente nas redes sociais para o julgamento de uns aos outros, a dona Nita dá a lição com toda a sua experiência ao mencionar o segredo da sua longevidade. “Ser boa pessoa, tratar bem o próximo e nunca fazer mal aos outros”, recomenda.
Um grande aliado para toda a família e, principalmente, para a dona Nita foi a chegada do Benício, o gatinho da foto registrada no momento do telefonema com a equipe do Diário do Rio Claro. Ele foi adotado de um abrigo em outubro do ano passado, com isso as atenções se voltaram para o mais novo membro da família. “Ele é bem sapeca, gosta de brincar e ela fica o dia todo observando o que ele faz. Ajudou muito nesse período de pandemia”, contou Valéria.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação