Um dos maiores nomes do basquete masculino brasileiro em todos os tempos, Amaury Pasos, faleceu na madruga de ontem (12), na cidade de São Paulo, aos 89 anos de idade, na companhia de seus familiares.
Bicampeão mundial de basquete masculino com a seleção brasileira nos anos de 1959 e 1963, Amaury Pasos detinha a marca de ter sido o único jogador a ser eleito por duas vezes, o melhor (MVP) de uma Copa do Mundo da modalidade. Amaury Pasos teve a honra de gravar suas mãos no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquete).
Sobre o bi mundial, Amaury Pasos disse certa ocasião, aos jornalistas: “O basquete é um jogo de conjunto, solidário. Joga-se um por todos e todos por um. Isso que nos fez conquistar esse título. Isso foi o determinante para a “Era de Ouro” do basquetebol brasileiro”.
Durante a carreira, Amaury Pasos atuou pelo Corinthians, conquistando a idolatria dos torcedores, com a conquista de três títulos paulistas e dois brasileiros. Defendeu ainda as equipes do Sírio Libanês e Clube de Regatas Tietê. Realizou 96 jogos oficiais pela seleção brasileira. Conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma (1960) e Tóquio (1964), além de quatro títulos sulamericanos.
Já aposentado das quadras, Amaury Pasos trabalhou como comentarista em jogos de basquete transmitidos pela tevê e esteve por diversas vezes em Rio Claro, sempre enaltecendo a força do basquetebol rioclarense entre meados dos anos 80 e 90.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução