Em um “mundo ideal”, a solidariedade seria permanente, e não esporádica e colocada em prática em momentos específicos.
Obviamente, independentemente da ocasião, é sempre bem-vinda e oportuna. Por menor que seja o gesto, estender a mão a quem mais precisa será sempre louvável e digno.
A Associação Betesda Assistencial, mais conhecida como ABA, realiza ações permanentes por meio de seus inúmeros projetos. Segundo a administradora da ABA Matriz, a coordenadora do Projeto Samuel/ Instituto Integração Humana, Érika Kroll Rezende, publicitária e especialista em marketing, trata-se de uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos que, além de prestar serviços sociais à comunidade, também executa programas e projetos que oferecem proteção social básica e especial às famílias que apresentam situações de vulnerabilidade e risco social ou pessoal.
Ao Centenário, Érika conta que a Associação foi constituída em 24 de março de 2012 por iniciativa do Reverendo Luís Henrique Biazon, líder da Igreja do Nazareno Central de Rio Claro, e possui sua sede na Avenida 26, número 1.189, bairro Santana, cujo telefone é o 3524-3072.
“A ABA busca desenvolver atendimentos, assessoramento e defesa aos direitos do cidadão, visando, através da sua atuação social, a transformação da sociedade em uma sociedade mais justa, solidária, gerando oportunidades igualitárias, seja de acesso à saúde, alimentação, cultura, educação, profissionalização, entre outros.
Sua finalidade é atuar na área da assistência social, tendo como atividade preponderante defender a proteção social básica do indivíduo e a garantia dos seus direitos desde a criança ao idoso”, explica.
Érika salienta que a Associação promove o atendimento de forma continuada e planejada, por meio de prestação de serviços, execução de programas e projetos de concessão de benefícios de proteção social, proteção básica na forma de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, e na proteção especial de média complexidade no Serviço de Proteção Social Especial a Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias, Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, sem distinção de raça, sexo, cultura e credo político ou religioso, em caráter de gratuidade.
De acordo com a publicitária, as fontes de recursos financeiros e econômicos da ABA constituem-se como contribuições e doações de associados, eventos sociais organizados pela Associação, pela sua idealizadora, a Igreja do Nazareno Central de Rio Claro, além de parcerias público-privadas.
PROJETOS
A pedido do Centenário, Érika enumerou os projetos:
Projeto Samuel – Criado em 2016, é o único projeto social que atua com crianças de zero a seis anos, moradores de Rio Claro. Com o intuito de acolher crianças em situações de vulnerabilidade e exclusão social e de risco, o Projeto Samuel alcança famílias, cujos pais e responsáveis não podem cuidar de suas crianças durante o dia ou que não encontram vagas em programas sociais do município e que precisam do acolhimento para que, durante o período em que estejam fora, as crianças não fiquem expostas ao risco de violência, abandono e negligência, abusos sexuais, ou que permaneçam ociosas, sendo, então, resguardadas de riscos que podem causar danos, talvez irreversíveis.
Instituto de Integração Humana – Idealizado em 2012, visa oferecer um núcleo de apoio, incentivo e colaboração de pessoas, profissionais e projetos, além de visar o atendimento na área da saúde e social, tais como atendimentos odontológicos, psicológicos, psicopedagógicos, nutricionais, assistência social, fisioterapeutas, entre outros.
Restaurante Bom Prato – Ação em parceria com o Governo do Estado. Diariamente, são servidas refeições à população de Rio Claro (café da manhã e almoço) a um valor de R$ 0,50 centavos e R$ 1,00, respectivamente. O número de atendimentos diários de café da manhã chega a 300 e, de almoço, a 1.200 pratos servidos.
Projeto Identidade – Engloba o Projeto Sopão, Kilo do Amor e Barbearia Solidária.
Sopão – Atua diretamente com pessoas que vivem em situação de rua com base em necessidades físicas, sociais e emocionais.
Kilo do Amor – Distribuição de cestas básicas e demais itens de necessidade básica aos cidadãos em total vulnerabilidade social. São distribuídos centenas de quilos de alimentos para pessoas cadastradas e avaliadas por uma assistente social e muitos também têm encaminhamento do CREAS do município.
Barbearia Solidária – Através desse projeto, são oferecidos banhos diariamente aos moradores de rua ou pessoas com situações de total vulnerabilidade social, onde os atendidos têm a oportunidade de fazer sua higiene pessoal, deixar suas roupas mais velhas e receber a doação de novas roupas, corte de cabelo e barba, além de manicure, pedicure e outros cuidados básicos.
Érika enfatiza que, junto a essas ações, a ABA realiza atividades compensatórias e emancipatórias para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, possibilitando inserção social a fim de promover a construção de cidadania, valores humanos significativos, a inserção na rede socioassistenciais e das demais políticas públicas. “A finalidade é assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.”
ABA Cultural – Visa atender a comunidade e crianças a partir de quatro anos, jovens e adultos com atividades culturais, tais como aulas de musicalização infantil, instrumentos populares e sinfônicos, artes, dança e canto. Formada em 2016, atualmente conta com aproximadamente 250 alunos que, anualmente, fazem participações em audições musicais e apresentações em eventos sociais em Rio Claro. Além de oportunizar crescimento pessoal, a ABA Cultural oferece uma oportunidade para o desenvolvimento de carreiras profissionais artísticas.
A Associação é presidida pelo Reverendo Luis Henrique Biazon; Érika Kroll Rezende é a administradora da ABA Matriz e coordenadora do Projeto Samuel/ Instituto Integração Humana; o coordenador do restaurante Bom Prato é Samuel Ribeiro; o coordenador do Projeto Identidade é Degmar Cardoso; e o coordenador da ABA Cultural é Jessé Eduardo Francisco.