O Censo Demográfico de 2022 começou a ser realizado. Os recenseadores da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram nesta primeira etapa a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. O trabalho consistiu em levantamento da infraestrutura de cada cidade. Os agentes percorreram todas as regiões e avaliam critérios, no caso 10 itens: capacidade de circulação da via, pavimentação, existência de bueiro/boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus/ vans, via sinalizada para bicicletas, existência de calçada/ passeios, obstáculo da calçada, rampa para cadeirante e arborização, como destaca o coordenador de área do Censo Demográfico 2022 Rodrigo Pucci da Conceição.
Na região de Rio Claro trabalharam na coleta seis Agentes Censitários Municipais e 22 Agentes Censitários Supervisores, incluindo os municípios de Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro e Santa Gertrudes (jurisdição da agência de Rio Claro). A coleta foi realizada apenas pela observação (sem consulta a moradores). “Nesta etapa dos trabalhos os supervisores também aproveitaram para realizar um reconhecimento dos setores, que serão trabalhados pelos recenseadores, e ajustes de mapas, nomes de logradouros e CEP’s que tiveram alteração após a finalização os trabalhos de Base Territorial”, destaca Pucci.
A etapa foi concluída nesta quarta-feira (13) em Rio Claro. A segunda fase terá início no dia 1º de agosto com a visitação dos recenseadores aos domicílios para aplicação de questionários com os moradores, para apontar o número da população e também suas características.
Os dados levantados serão disponibilizados no site do IBGE após o Censo Demográfico e poderá ser utilizado tanto pelo poder público, quanto pela população.
FIQUE ATENTO
A próxima etapa começa em 1º de agosto. Vale destacar que os agentes utilizam coletes com o logotipo do IBGE, boné, crachá com a matrícula, nome e o telefone de contato do IBGE (0800-7218181), além do tablet com o aplicativo de coleta.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação