Ao Diário do Rio Claro, o Diretor Administrativo do Hospital Bezerra de Menezes Aparecido Chagas do Nascimento confirmou. “Não há data exata de encerramento, mas se não houver renovação não tem com manter as atividades”, lamentou.
Como destacou, o hospital é o único que atende pacientes com transtornos mentais de 26 municípios. Atualmente com 100 leitos SUS e 92 internados. “O encerramento das atividades será desastroso para a sociedade”, disse, ao observar que não houve renovação do convênio que era mantido com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, responsável por custear os serviços oferecidos pela unidade em Rio Claro. “O convênio chamado de Fortalecimento, representa percentual financeiro importante para recursos humanos, compra de medicamentos, insumos, pagamento de fornecedores e outros itens. A interrupção já desde janeiro, causou déficit financeiro acentuado que a instituição não têm como suportar”, ressalta.
Uma carta assinada pelo presidente Emerson Ap. Firmino dos Santos e pelo diretor administrativo Aparecido Chagas do Nascimento, aponta que o processo de renovação do convênio foi negado pelo Governo de SP, devido ao não cumprimento de parte do contrato.
Questionado sobre a possibilidade de manter as atividades com menos atendimentos, o diretor descartou a alternativa. “A estrutura física e humana do hospital não suporta financeiramente com menos atendimento.”
Enquanto isso, se mobilizam para que o serviço não seja encerrado. “Enviamos pedidos a apoio político para todos os prefeitos dos 26 municípios que atendemos. Alguns já se manifestaram em buscar ajuda. O prefeito de Ipeúna Diego Pinheiro e o prefeito de Rio Claro Gustavo Perissinoto. Basta a renovação do convênio, que está funcionando com sucesso e tudo está resolvido. Neste convênio, temos várias metas a cumprir, apenas uma não foi cumprida por conta da pandemia, que é o curso presencial de pós-graduação em saúde mental. Já devolvemos o valor”, observa.
A Casa de Saúde Bezerra de Menezes é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e é a única referência de internação Psiquiátrica através do Convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), fica na Avenida 25, no Bairro do Estádio e presta serviços à sociedade desde 1951. Segundo dados fornecidos pela instituição, no último ano foram realizadas 407 internações.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação