O sorriso e a satisfação de se doarem e serem prestativos nos serviços da horta estão estampados em cada idoso do Abrigo São Vicente de Paulo que participa do projeto desenvolvido no local. “Os idosos que têm condição de trabalho se dedicam a um cuidado intenso, os que têm mais dificuldades fazem um trabalho recreativo”, explica o padre Everson Lunardi sobre as atividades da Horta Solidária que tem o comando do Padre Almarinho Lazzari.
O trabalho social com a Horta Solidária e Orgânica tem o apoio de parceiros que, assim como em outras ações, contribuem de alguma forma. “Recebemos adubo orgânico dos amigos que tem sítio e promovem o nosso leilão, alguns voluntários patrocinaram a irrigação e doando sementes e mudas, uma empresa doa agora as mudas que precisamos”, salientou padre Everson.
Quando o projeto surgiu, foi dedicado primeiramente aos funcionários e alguns voluntários, porém, aos poucos, tem crescido e atingido mais pessoas que podem adquirir as verduras com valores menores. “Estamos vendendo o excedente da nossa produção, também doamos para outros abrigos que precisam, não são muitos itens e não temos uma produção intensa. Assim, após a missa da manhã, foi colocada à disposição dos que participam da missa, a banca fica montada na parte da manhã perto da Capelinha, mas se forem em horários diferentes é só dizer ao Guarda e ele direciona a pessoa até a plantação”, disse o padre.
Importante destacar que o Abrigo sobrevive por meio de doações da comunidade, com a pandemia, apesar da solidariedade de muitos, o volume acaba sendo menor, portanto toda contribuição com a compra das verduras é bem vinda para ajudar a instituição, porém a proposta da horta vai além, busca principalmente proporcionar o bem estar dos moradores do local. “Desde o começo da pandemia por não haver trabalho externo do Abrigo e dar um motivo a mais de alegria para os idosos desenvolvemos trabalhos no jardins e criamos a horta”, observou padre Everson.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação