No mercado desde 2013 e já em sua 3ª geração, a Honda PCX é o mais bem sucedido modelo do mercado nacional das scooters. O segmento, que não para de crescer, é responsável por trazer ao mundo das duas rodas novos usuários, ávidos pela praticidade e economia das scooters, qualidades nas quais a Honda PCX 1 é referência.
Apesar de constantemente modernizada, a PCX jamais se distanciou das características que a consagraram como líder disparada entre as scooters nacionais, com múltiplas qualidades que a colocam no topo da lista dos desejos de quem exige um veículo prático, econômico, de manutenção acessível e com alto valor de revenda. Para 2022 as Honda PCX continuarão sendo oferecidas em quatro versões: PCX CBS, PCX ABS, PCX DLX ABS e a PCX Sport ABS.
Na linha PCX, a versão de entrada é a PCX CBS, dotada do freio CBS – Combined Braking System –, que opera com freio a disco na dianteira e tambor na traseira. A particularidade do CBS é a distribuição da força de frenagem de modo diferenciado em ambas as rodas através do manete de freio esquerda (30% na dianteira e 70% na traseira), restando ao manete direito a atuação exclusiva no freio dianteiro. O CBS é, reconhecidamente, responsável por uma importante redução nos espaços de frenagem, e particularmente indicado para motociclistas iniciantes.
A PCX ABS, segundo modelo da família, conta com opção em cor metálica e sistema de frenagem assistida eletronicamente na roda dianteira e freios a disco em ambas as rodas, mesma solução adotada pelos modelos “top”, a PCX DLX ABS e a PCX Sport ABS, que se diferenciam pelo acabamento: a DLX com paleta de cores mais requintada, enquanto à PCX Sport recebeu tonalidade que destaca o caráter mais esportivo.
Todas as versões compartilham da mesma arquitetura técnica. O motor é o consagrado monocilíndrico SOHC (Single Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido e com transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic), com potência máxima de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm. Dotado sistema eSP (enhanced Smart Power), tal dispositivo reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano, beneficiando economia e durabilidade.
Outro destaque técnico exclusivo das Honda PCX é o ISS – Idling Stop System, que atua desligando automaticamente o motor nas paradas em semáforos, religando-o assim que o acelerador acionado. A transmissão tipo CVT V-Matic é outro fator de atração nos PCX, tanto pela comodidade na condução como pela robustez do sistema, cuja manutenção é mínima.
Quanto ao chassi/suspensões, as PCX dispõem de uma reforçada estrutura em tubos de aço, com suspensão telescópica hidráulica na dianteira, enquanto na traseira os amortecedores contam com molas de três estágios. Ambas as rodas são de 14 polegadas, calçadas com pneus 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira.
Completa a modernidade dos Honda PCX o painel com display tipo Blackout, a iluminação por LED nas DRL – Daytime Running Light, luzes de rodagem diurna, farol e lanterna traseira. Clássica comodidade das scooters, o compartimento sob o banco das PCX conta com 28 litros de capacidade e prático sistema de abertura através de tecla situada ao lado do botão de partida. À esquerda do escudo frontal há um compartimento dotado de tomada 12V. As versões PCX Sport e PCX DLX contam com o Smart Key System, sensor presencial que destrava do botão de partida e tecla de acesso ao compartimento sob banco e tanque de combustível. Nos demais modelos da PCX, a partida ocorre por chave que comanda o dispositivo antifurto Shutter Key.
As Honda PCX 2022 estarão disponíveis nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de setembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das quatro versões e seus preços sugeridos, valores que têm como base o Distrito Federal e não inclui despesas com frete ou seguro.
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