Como parte das celebrações pelos 25 anos do legado de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história, a Fórmula 1 ganhou as ruas no entorno do Parque do Ibirapuera, no último sábado. Veículos históricos do tricampeão mundial desfilaram guiados por Felipe Massa e Emerson Fittipaldi.
A velocidade foi garantida em um pequeno circuito montado ao lado do monumento do Obelisco. Centenas de fãs de Senna e do automobilismo vibraram com as manobras realizadas pelos pilotos, com direito a muito cavalo de pau e pneu queimado.
Um destaque foi a volta rápida da Tolleman TG184, carro que Ayrton Senna guiou no seu ano de estreia na Fórmula 1, em 1984. Coube a Felipe Massa conduzir o monoposto nas ruas de São Paulo.
Felipe ainda voltou ao circuito para guiar o Lotus 97T, carro da primeira vitória de Senna, em 1985. Emerson Fittipaldi também pilotou a Lotus.
Desfilaram também carros mais modernos. Chamou a atenção dos fãs a Mercedes do mexicano Esteban Gutiérrez, atual piloto de testes da equipe.
A Renault foi pilotada pelo brasileiro Caio Collet, que faz parte da academia de jovens pilotos da equipe. Caio acabou batendo na barreira de proteção durante um cavalo de pau, mas retornou ao circuito para uma segunda volta e levantou o público.
Homenagens continuam neste fim de semana
Além da campanha #ObrigadoSenna e do Senna Tribute, realizados sábado, as homenagens ao tricampeão mundial continuam no próximo domingo, antes do GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos.
Exatamente às 12h05, o sobrinho de Ayrton, Bruno Senna, rasgará o asfalto do circuito com a McLaren MP4/4, carro usado por Ayrton Senna e Alain Prost em 1988, ano do primeiro título mundial do brasileiro. O modelo é tido por muitos especialistas em automobilismo como o melhor carro de corrida de todos os tempos.
Além de dar algumas voltas pela pista nas mãos de Bruno Senna, o MP4/4 ainda ficará exposto no setor H de Interlagos, mais precisamente na arquibancada Heineken (patrocinadora da Fórmula 1), que também proporcionará aos torcedores um lounge especial com pista de autorama profissional, simulador de corrida e uma exposição com itens do ex-piloto.
Vale lembrar que, em 1988, a McLaren venceu 15 das 16 provas do campeonato naquele ano (8 com Senna e 7 com Prost), fez 15 das 16 pole positions (13 com Senna e 2 com Prost), além de ter conquistado 199 dos 240 pontos possíveis.