A Câmara Municipal realizou a entrega do título de Cidadão Rio-Clarense a Guilherme de Cássio Alves. A homenagem ao técnico de futebol, que reconduziu o Velo Clube à elite do futebol paulista após 45 anos, ocorreu por meio do Decreto Legislativo 708/2024 de autoria do vereador Hernani Leonhardt (MDB), que presidiu a solenidade.
A mesa principal contou também com o presidente do Velo Clube, Reginaldo Breda, o diretor de futebol João Marcondelli, o ex-vereador Yves Carbinatti, o secretário de Esportes Danilo Trevisan e os vereadores Serginho Carnevale (PSD) e Adriano La Torre (Progressistas). O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve presente no plenário junto com o presidente do conselho do Rubro-Verde, João Cerri, funcionários, jogadores e torcedores do time.
Nascido em Marília, Guilherme Alves brilhou nos gramados dentro e fora do Brasil. Com passagens por equipes como São Paulo, Corinthians, Cruzeiro, entre outras, o atacante teve o ponto alto da sua carreira no Atlético Mineiro, entre 1999 e 2003, onde chegou a ser vice-campeão brasileiro e sagrou-se artilheiro da competição. Defendeu a seleção brasileira seis vezes. Devido à lesão, encerrou sua trajetória nos campos em 2006.
No final de janeiro deste ano, chegou ao Velo Clube para a disputa da Série A-2 do Paulistão. Soube conduzir o elenco, buscar reforços pontuais na hora certa, e levou o Rubro Verde à conquista do campeonato após 45 anos de espera. Com a vitória, o Velo vai disputar a série A-1 do Paulistão no próximo ano.
Hernani Leonhardt iniciou a sua fala com a confirmação que o Velo Clube vai receber R$ 1 milhão, através da emenda do deputado federal Baleia Rossi (MDB), para a construção da nova arquibancada do Benitão. Lembrou que até a chegada do técnico Guilherme o Rubro Verde tinha um time mediano. “Você chegou na hora certa.
Com inteligência e sabedoria mudou o rumo do time no campeonato”, afirmou Hernani. “O Velo Clube passou a contar com um profissional de ponta que muito ajudou para encerrar a espera à volta da elite do futebol paulista que se arrastava por 45 anos. Você honrou a camisa por isso se torna hoje filho da nossa terra e está confirmado como técnico do Velo para 2025!”, acrescentou o presidente da solenidade.
Reginaldo Breda recorda-se que assim que ligou o Guilherme aceitou no ano o convite para ser técnico do Velo Clube. “O time estava com dificuldades. Ele chegou, verificou as necessidades de mudanças no time e nos ajudou a reforçar a equipe com mais cinco atletas. Foi peça fundamental à nossa conquista que é muito importante para a história do Velo e da nossa cidade. Estamos diante de uma justa homenagem”, disse o presidente do Rubro Verde.
Outras manifestações:
“O Guilherme brilhou em vários times de ponta do futebol brasileiro e agora é Guilherme do Velo Clube. O time que não era tido como favorito, hoje é campeão. Parabéns ao Guilherme e toda diretoria do Velo” – Serginho Carnevale
“É com muita alegria que estou aqui. Queria desejar muita boa sorte para que o Guilherme continue acumulando sucessos à frente do Velo Clube” – Adriano La Torre
“Parabenizo o Hernani pela iniciativa. Parabenizo o Guilherme pelo trabalho que fez no Velo” – Danilo Trevisan
“A todo momento, mantendo respeito aos adversários, humildade e o espírito de liderança de equipe. Você é merecedor desta homenagem” – Yves Carbinatti
“Ele se apaixonou por nossa cidade. Esse título é justo por tudo o que fez pelo nosso Velo Clube” – João Marcondelli
Foto: Divulgação