O Diário do Rio Claro conversou com a vítima que foi rendida pelos bandidos logo após deixar uma agência bancária na região central.
O homem ficou com a arma apontada para ele até os criminosos conseguirem pegar o valor. “Eu tinha acabado de sair do banco e seguia na calçada da Avenida 3, quando um indivíduo já desceu da moto, encostou a arma na minha barriga e gritou: ‘quero o dinheiro, quero o dinheiro!’. Não deu tempo de mais nada”, contou.
O homem estava acompanhado por duas tias. Eles chegaram na agência por volta das 10 horas dessa quarta-feira (28) e permaneceram no local até às 13 horas na tentativa de transferir um dinheiro de família para outras contas. “Não conseguimos fazer um TED e acabamos saindo com a quantia. Em seguida, já fomos assaltados”, relatou.
Segundo a vítima, dois indivíduos estavam em uma moto CB500 vermelha com detalhes em amarelo, com material que encobria o emplacamento. Um deles portava uma arma de fogo e, após as ameaças, roubou a quantia de R$ 4,500 que estava nos bolsos da bermuda da vítima. Logo após a ação, os bandidos fugiram na motocicleta.
Câmeras de segurança de estabelecimentos registraram a ação e o momento que o suspeito circula com a moto em direção à Rua 2, no mesmo sentido das vítimas. Os criminosos agiram rápido. Nas imagens, é possível verificar as mulheres assustadas, voltando correndo para o banco.
Polícia Militar orienta
Guarde bem o dinheiro e os cheques quando você for ao banco; ao fazer uma retirada, nunca coloque o dinheiro ou a carteira em cima dos caixas ou fora de seu alcance; fique atento com relação aos seus valores; evite manusear dinheiro fora do banco; retire somente quantias necessárias; procure estacionar dentro do banco ou em locais muito próximos; procure fazer pagamentos e transações financeiras por telefone ou internet; o pagamento de funcionários pode ser feito através de cartão salário – informe-se em seu banco; evite agências em locais desertos ou mal iluminados; ao sair do banco, olhe para todos os lados para ver se não tem ninguém esperando ou seguindo você; não aceite ajuda de estranhos – procure sempre um funcionário da agência, devidamente identificado, para auxiliá-lo; esteja atento a pessoas com atitude suspeita que estejam na agência; ao fazer um saque, não coloque o dinheiro ou a carteira no bolso de trás; confira sempre o dinheiro enquanto ainda estiver no caixa, separando uma parte, caso precise fazer alguma compra; não confira dinheiro saindo ou fora da agência; não comente com ninguém sobre valores de contas e aplicações; evite andar em locais pouco movimentados; evite conversas com estranhos na fila do banco ou fora da agência, sobretudo se o assunto for dinheiro – eles podem ser ladrões ou olheiros de assaltantes à espreita de sua distração ou confiança.