A tentativa de homicídio foi registrada na tarde de sábado, por volta das 13 horas, no interior de um bar localizado no bairro Bonsucesso. Momentos antes, os dois homens estavam no local consumindo bebidas alcoólicas, mas não teria ocorrido briga ou qualquer desentendimento, como consta no Boletim de Ocorrência. A vítima disse ao proprietário que iria descansar um pouco, deitou no chão do bar e ficou dormindo. O autor saiu do estabelecimento e retornou uns 50 minutos depois em posse de uma picareta e golpeou a vítima no pescoço ainda enquanto o homem estava dormindo.
Populares seguraram o criminoso para que não continuasse com os golpes.
A vítima, um vendedor de 33 anos, foi socorrida pelo Samu em estado grave e com risco de morte.
O acusado, um pedreiro de 39 anos, ficou rendido no local até a chegada da polícia, que o prendeu em flagrante, sendo apresentado no Plantão Policial.
Ao ser questionado pela autoridade, confessou o crime. Alegou ter sido ofendido e ameaçado pela vítima minutos antes e que a picareta estava próxima, em uma obra onde trabalhava, e que, de fato, a vítima estava no chão, porém, acordada.
Sem faltar provas da materialidade do crime, o delegado ratificou a prisão em flagrante por tentativa de homicídio, agressão, letalidade por meio empregado e absoluta impossibilidade da vítima em se defender. Até o fechamento da edição, o homem seguia internado na Santa Casa de Rio Claro.