Quando se fala em violência contra a mulher, seja ou não em casos que terminam da pior forma – com feminicídios, as histórias trágicas quase sempre começam com provocações que agressores fazem, ao arrepio da lei. Com frequência desrespeitando medidas protetivas concedidas pela Justiça, com o objetivo de mantê-los longe das vítimas.
Pois em Piracicaba, por meio das câmeras da Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico), a Guarda Civil de Piracicaba flagrou e deteve um homem de 35 anos, após descumprimento de medida protetiva da Lei Maria da Penha em favor de sua ex-mulher, de 22 anos, no começo desta semana.
De acordo com a GC, a jovem de 22 anos fez contato com a Guarda informando que seu ex-marido a estaria vigiando de dentro de um carro próximo ao comércio em que ela trabalha, nas proximidades do Mercado Municipal, no Centro da cidade.
Com a descrição do suspeito e a placa do automóvel, as equipes da Cemel iniciaram a busca por meio das câmeras e localizaram o carro estacionado na rua Governador Pedro de Toledo, com uma pessoa em seu interior.
Equipe formada pelo GC Balioni e GCF Mônica foi solicitada para atender o caso. Antes de chegarem ao local, o suspeito saiu com o carro e deu a volta no quarteirão, sempre monitorado pelas câmeras da Cemel, que enviava informações à equipe na rua. Os GCs localizaram o carro do suspeito e realizaram a abordagem quando ele estava, novamente, próximo ao Mercado Municipal.
Segundo os Gcs, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, porém, foi confirmada a medida protetiva e o descumprimento da ordem de distanciamento.
Conforme relato da vítima, o ex-marido havia ligado várias vezes em seu celular e todos que atendiam eram xingados por ele. Além disso, destacou que na saída do trabalho foi alertada por um segurança que o ex estava em um carro estacionado próximo, provavelmente, aguardando a sua saída. Dessa forma, ela pediu ajuda à Guarda Civil.
O caso foi encaminhado ao Plantão Policial, onde a mulher foi ouvida. O homem permaneceu preso, ficando à disposição da Justiça. O carro foi liberado pela autoridade policial ao pai do suspeito, que compareceu ao Plantão. Com informações da Prefeitura de Piracicaba.
Foto: GC Piracicaba