Estamos no mês da Consciência Negra e Rio Claro tem diversos eventos que abordam assuntos relacionados ao povo preto. Um deles será realizado nesta terça-feira (19) quando acontece o Sarau Musical e Literário “Arte Preta em Movimento”, promovido pelo Nupe (Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão) da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O evento, aberto e gratuito, acontece a partir das 18 horas no Espaço Marielle Franco, em frente à biblioteca do campus da Unesp, localizado na Avenida 24-A, nº 1515, no bairro Bela Vista. Além do sarau, haverá roda de conversa “Resistência do Corpo Negro” com o coletivo Feira das Pretas. O grupo também fará exposição de bonecas abayomis, de origem Iorubá.
Esses e outros eventos que compõem a programação do Mês da Consciência foram divulgados por Bell Rezende e Nathalia Henrique Maximiano da Silva no programa Diário MA TV (agora, Diário na Manhã) na última quarta-feira (13).
“Estamos trabalhando esse lado cultural e positivo do povo preto. É muito importante deixar claro, na atual conjuntura, que temos um potencial imenso e uma característica que é só nossa, do fazer, e é isso que o Novembro Negro vem trazendo”, destacou Bell Rezende, coordenadora do coletivo Feira das Pretas.
Já Nathalia destacou as atividades que vêm ocorrendo na Unesp, organizadas pelo Nupe, grupo que reúne docentes, pesquisadores e estudantes da Unesp, com o objetivo de desenvolver e estimular atividades de extensão e de pesquisa sobre temas referentes à população negra dentro e fora da universidade.
“O Nupe da Unesp Rio Claro foi reinaugurado recentemente e estamos trabalho desde o ano passado, e conseguimos fazer parcerias com vários coletivos como Feira das Pretas, Dandara, Muda, Cine-Philo, Kino-Olho, Mãe África e Ilú de Candade”, informou a professora de Matemática e doutoranda em Educação Matemática no IGCE/Unesp.
Além desses eventos, a programação do Novembro Negro tem ainda show do cantor Jota.Pê com a Orquestra Filarmônica nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Grupo Ginástico. Também nesta quarta haverá ato cívico em homenagem à data. Nos dias 21 e 28 a população poderá curtir exibição de filmes e debates, às 19 horas, no anfiteatro do Departamento de Matemática da Unesp.
E no dia 28, na sede da Associação Cultural Tamoyo, será realizado o Encontro de Mulheres Pretas, liderado por Divanilde de Paula, da Equipe Palmares. Confira as atividades do Nupe e da Feira das Pretas pelo Instagram: @nupeunesprc e @feiradaspretasrc.
A entrevista completa de Bell Rezende e Nathalia da Silva, exibida pelo programa Diário na Manhã, está disponível pelo link https://www.youtube.com/watch?v=9mnbPd1ILg0&t=3967s.
Por Ednéia Silva