Ana Cristina da Silva é faxineira de túmulo há 20 anos. Neste período que antecede o Dia de Finados, o trabalho aumenta e ela traz pelo menos mais duas pessoas para ajudar. Em três dias, a meta era a de lavar 150 túmulos. “Eu faço isso durante a semana toda ao longo do ano, mas agora intensifica e, às vezes, você é contratada para fazer uma limpeza mais pesada”, disse.
Já para a aposentada Tânia Franzoni, que tem os avós, a mãe e a tia sepultados no cemitério municipal, é uma rotina ter cuidados com o túmulo. Nesta semana, não foi diferente. Esteve com a irmã e a sobrinha no local para colocar novas flores para os entes queridos. “Eu sempre venho ver se está tudo organizado. Hoje, colocamos um arranjo novo. Inclusive, buscamos todos os anos em São Paulo, que sai mais em conta, e encontramos opções mais bonitas”, destacou.
As famílias que quiserem fazer limpeza, manutenção e reparos de túmulos e jazigos para o Dia de Finados, no Cemitério Municipal São João Batista, em Rio Claro, podem realizar somente até esta quinta-feira (31). Nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, não será permitido realizar essas atividades. A partir do dia 4, a limpeza e manutenção estarão novamente liberadas
A expectativa é receber aproximadamente 50 mil pessoas no final de semana de Finados. Para facilitar a movimentação dos visitantes, o trânsito na Rua 16, defronte ao cemitério, será interditado no sábado (2).
MISSAS
O Cemitério Municipal São João Batista vai funcionar das 6 às 18 horas no sábado (2). Além de visitar os túmulos de familiares e amigos, os visitantes também poderão fazer orações na capela. Serão realizadas três missas no Dia de Finados: às 7, às 9 e às 11 horas. No período da tarde, não haverá celebração religiosa.
Na sexta-feira (1º), o horário de funcionamento será normal, das 7 às 18 horas, com entrada permitida pelo portão principal na Rua 16 e o portão da Rua 20. No sábado (2), Dia de Finados, o funcionamento do cemitério será das 6 às 18 horas e os quatro portões (Rua 16, Rua 20, Av. 19 e Av. 23) estarão abertos para facilitar o acesso do público. Os portões laterais, das avenidas 19 e 23, e o portão do fundo na Rua 20 ficam abertos das 6 às 17 horas. Já o portão principal na Rua 16 funcionará das 6 às 18 horas.