Hoje, dia 3 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Dentista. A data serve para lembrar do profissional que está sempre se aperfeiçoando para tratar toda a saúde da boca.
A data remete ao fato de que, em 1840, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, criou-se o primeiro curso de Odontologia, em uma escola intitulada Baltimore College of Dental Surgery.
A data e a profissão ganham ainda mais relevância porque, conforme avaliam profissionais de saúde e do segmento, ter um sorriso saudável e bonito vai muito além de questões estéticas.
“Ter dentes saudáveis, com função adequada e com uma boa estética não é só uma questão de saúde bucal, mas, também, fator de autoestima e de qualidade de vida. Uma pessoa com o sorriso saudável e bonito se sente mais confiante para ter uma vida social e profissional plenas, para ter mais autocuidado e viver uma vida feliz”, diz o cirurgião dentista Pedro Oliveira Filho que atende desde 1978 na cidade.
Ele conta com duas clínicas em Rio Claro, e disponibiliza atendimento em clínica geral, implantes, cirurgia, clareamento, próteses dentárias.
História da Odontologia
A história dos cuidados bucais remonta a milênios, em épocas de recursos extremamente limitados e até primitivos. Existem relatos de tentativas de tratamento de infecções documentadas em papiros no Egito, por exemplo.
Obviamente, não são só os egípcios que documentaram as práticas na tentativa de tratar problemas e doenças nos dentes ou na gengiva. Ao longo da história, outros povos também descreveram métodos próprios.
A Odontologia na Europa
No século XVIII, ou seja, durante os anos 1700, o francês Pierre Fauchard, considerado o pai da Odontologia, efetuou trabalhos na área e destacou-se no meio.
Pierre Fauchard escreveu um livro chamado O Dentista, intitulado Le Chirurgien Dentiste, em francês. Nessa obra, ele trata de sintomas de pacientes, doenças encontradas e anatomia geral da área bucal das pessoas que lhe pediam auxílio.
A Odontologia na América do Norte
No continente americano, o que se sabe sobre a Odontologia é que, no século XIX, ou seja, meados dos anos 1800, as ideias e as técnicas começaram a se expandir.
Nos Estados Unidos, três acontecimentos foram marcantes para a clínica odontológica começar a se firmar. Um deles foi a criação da escola de Baltimore, já citada nesta matéria, a Baltimore College of Dental Surgery.
Outro acontecimento relevante foi a instauração da Sociedade Americana de Cirurgiões-Dentistas (Society of Dental Surgeons), que está presente na cidade de Nova Iorque. Por último, está a criação do primeiro jornal especializado na área de Odontologia, o The American Journal of Dental Science.
No Brasil
O Dia Mundial do Dentista também é uma data celebrada no Brasil. É importante entender como foi o princípio dessa profissão em nosso território. A história da Odontologia no Brasil é bem mais recente do que em outras partes do mundo. Os registros que temos trazem informações sobre a atuação profissional no século XX. Sabe-se que o começo da regulamentação da profissão deu-se com a lei número 1.314, implementada em 17 de janeiro do ano de 1951. Cerca de 15 anos depois, a norma foi revogada e implementou-se a lei número 5.801, do ano de 1966.
De acordo com essa lei, quem pode exercer a profissão na área de Odontologia é o profissional habilitado (cirurgião-dentista), formado em uma escola ou faculdade que tenha reconhecimento nacional e concede o diploma da Diretoria do Ensino Superior.
Além disso, esse profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Odontologia, correspondente ao local de atuação profissional.
No caso de ser um estrangeiro, o profissional só pode exercer as atividades se o diploma for reavaliado por instituições específicas, como o Conselho Regional de Odontologia, a Diretoria do Ensino Superior e o Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia. (com informações do portal www.clinicanasnuvens.com.br)
Foto: Divulgação