Rio Claro realiza hoje e amanhã plantões de vacinação contra a poliomielite para vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos que ainda não tomaram a gotinha. Neste sábado (8) a aplicação das doses será das 9 às 15 horas no Jardim Público e das 10 às 19 horas no Shopping Rio Claro (próximo à loja Ri Happy).
Amanhã (9) as crianças serão vacinadas das 9 horas ao meio-dia na sede da Gaviões da Fiel (em frente à Lagoa Seca) e das 13h30 às 17h30 no Lago Azul. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite que não tem cura.
“Para a proteção das crianças, é fundamental que tomem a vacina”, orienta Valeska Hamori Canhamero, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica do município, lembrando que é importante apresentar a carteirinha de vacinação das crianças.
Além do plantão deste fim de semana, até 31 de outubro a vacinação também é realizada de segunda a sexta-feira a partir das 7h30 nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Nas unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova a vacinação é até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista, Guanabara e São Miguel.
Baixa cobertura
Rio Claro tem apenas 35% de cobertura vacinal contra a pólio e a meta é vacinar 95% da população infantil menor de 5 anos. A taxa nacional de cobertura é de 62,5%, segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde).
O baixo índice de vacinação preocupa as autoridades de saúde visto que aumenta o risco de reintrodução do vírus no país. O Brasil está sem registro de novos casos da doença desde 1989 e obteve o certificado de erradicação da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) em 1994.
Nesta sexta-feira (7), em entrevista à CNN Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a possibilidade da doença erradicada voltar ao Brasil é real. Por isso, ele apelou aos pais que levem as crianças para tomar a vacina.
“Pais, mães e responsáveis, levem seus filhos menores de cinco anos para completar o esquema vacinal da pólio. Só assim vamos conseguir manter o país livre da poliomielite”, suplicou o ministro, alertando que o Brasil está na região considerada de alto risco para reintrodução do vírus da poliomielite.
Queiroga ressaltou ainda que o vírus já foi detectado em outros países e somente a vacinação vai impedir que o mesmo ocorra no Brasil. “A vacina é a única forma de prevenir e proteger nossas crianças e ela está disponível em todo o Brasil pelo SUS. Precisamos agir agora e aumentar a cobertura vacinal”, clamou.
Foto: Reprodução/Unicef