“Galardoar personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras, que por seus méritos e serviços de excepcional relevância prestados ao culto da Epopeia Cívica de 9 de Julho de 1932, se tenham tornado dignos de especial destaque.” É o que diz o artigo 1º do Decreto Estadual 814 de 26 de dezembro de 1972, assinado pelo então Governador Laudo Natel e que oficializou a “Medalha Governador Pedro de Toledo”.
A comenda, privativa do Governo do Estado e que tem sua aprovação dada pela Diretoria Executiva da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, foi outorgada na última sexta-feira, feriado de 9 de julho, ao vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB). A solenidade de entrega da Medalha ocorreu no Mausoléu aos Soldados Constitucionalistas de 1932, localizado sob o Obelisco do Ibirapuera, na capital do Estado. O nome do parlamentar rio-clarense foi indicado pelo Deputado Estadual Arthur do Val e aprovado após deliberação do Conselho da Medalha e do Conselho Estadual de Honrarias e Méritos.
Durante a entrega da honraria, Hernani enfatizou que, além do reconhecimento, a honraria é uma responsabilidade. “A Revolução de 32 foi encampada por homens e mulheres que não aceitavam o regime ditatorial que estava se instalando no país. Os paulistas lutaram até a morte por uma Constituição que mantivesse o Estado Democrático de Direito no Brasil, mas foram derrotados pelas tropas federalistas. Entretanto, o recado foi dado: São Paulo era a locomotiva do país e não cederia a essa condição. E assim continuamos, sendo uma potência dentro do território nacional e manter esse status é nosso dever cívico, enquanto mulheres e homens públicos.”, finalizou.
A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. As siglas “MMDC” devem-se às iniciais dos nomes dos quatro mártires da revolução, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que foram assassinados na Praça da República no dia 23 de maio de 1932.
Além da medalha, Leonhardt recebeu o Diploma, registrado no Conselho Estadual da Ordem do Ipiranga, além de uma miniatura da medalha, barreta e roseta, de acordo com o artigo 2º do Decreto Estadual 814/72.
Foto: Divulgação