O brasileiro Helio Castroneves venceu neste domingo a 105ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos. A mais importante corrida do calendário da Fórmula Indy esgotou seus ingressos e teve, segundo a organização, o maior público registrado em eventos esportivos durante a pandemia do coronavírus: 135 mil espectadores – correspondente a 40% da capacidade de Speedway.
Castroneves, que largou na oitava posição, conquistou a primeira vitória da história da pequena equipe Meyer Shank. Com o quarto título da Indy 500 – 2001, 2002, 2009 e 2021 -, o brasileiro tornou-se o maior vencedor da prova, igualando o recorde de outros três americanos: A.J. Foyt, Al Unser Sr. e Ricky Mears, também são tetracampeões.
“Muito obrigado, nem posso acreditar! 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez”, vibrou Helio Castroneves nas redes sociais.
O pódio da 105ª edição das 500 Milhas ainda teve Alex Palou na segunda colocação e Simon Pagenaud, vencedor de 2019, na terceira posição. Além de Helio Castroneves, outros dois brasileiros entraram em ação. Tony Kanaan terminou no 10º lugar, e Pietro Fitipaldi no 25º.
Teve banho de leite
Diferentemente das outras competições de automobilismo, a prova das 500 Milhas de Indianápolis oferece aos campeões leite e não champanhe. A tradição começou em 1933 com o piloto americano Louis Meyer, que tinha o hábito de se hidratar com leite durante as corridas, e foi oficializada em 1956 por Tony Hulman, então proprietário do Indianápolis Motor Speedway.
Por E. Cortez Foto: Instagram