“Heitor – o menino que queria ser um campeão de kart” é o título do livro que conta a trajetória de Heitor D’all Agnol Farias e que será lançado no próximo dia 31, em Passo Fundo, cidade gaúcha na qual nasceu o pequeno campeão.
Escrito por Patrícia Godoy Ritter de Bairos, com ilustrações de Diego Fernandes Santos, o livro será lançado no kartódromo da Roselândia, em grande festa das 14 às 18 horas, contando com sessão de autógrafos, paraquedistas e brinquedos infláveis.
Uma história de sucesso
Considerado um dos mais novos talentos do kartismo brasileiro, o garoto começou a se interessar pelo kartismo quando, com apenas dois anos, foi levado a um kartódromo pelo pai, Jacsandro (Fifo) Farias, um grande apaixonado e então praticante do esporte.
A partir daí, começa uma bonita história de sucesso, que o próprio Heitor faz questão de contar:
“Aos 4 anos de idade, meu pai comprou um kart para mim, e com isso comecei a treinar todos os dias, no kartódromo de Passo Fundo. Treinava muito, mas infelizmente não podia competir em campeonatos oficiais, porque eu não tinha idade para fazer a habilitação na Confederação; então comecei participar das corridas de interior onde era convidado.
Em 2016, tirei minha primeira habilitação, e nesse mesmo ano Deus já me abençoou com o título de campeão gaúcho, campeão sul brasileiro e vice campeão paulista”. A partir daí, muitas outras vitórias e títulos se somaram ao seu já invejável currículo.
Tanto sucesso precoce tem seu preço. Conforme explica o garoto, “viajo e moro em um caminhão que meu pai montou para mim. Estudo em várias escolas por onde eu corro, pois tenho o amparo de lei criada para esportistas que precisam viajar muito. Claro que sinto muita saudades de meus pais e familiares, mas todo esse esforço é para que eu alcance resultados diferentes no automobilismo.
Meu pai é mecânico de automóveis, e faz o possível e o impossível para que eu siga com minha carreira como piloto; tenho muito orgulho dele e de minha mãe, pois sei o quanto eles se sacrificam ficando longe de mim (o menino mora com os ‘tios’ Celso e Cleide no caminhão, que fica estacionado num terreno ao lado do Kartódromo da Granja Viana, em São Paulo).
Porém, sabemos que Deus tem um propósito em nossas vidas e jamais iremos desistir dos nossos sonhos. É assim que ando por todos os lados do Brasil, com muita fé e determinação. Hoje tenho 9 anos e fiz questão de contar minha história, mostrando também a dificuldade de se manter no esporte, num país onde o patrocínio é bem raro de conseguir”, finaliza.
Campeonato na Itália
Heitor disputa na categoria Cadete e conta com o apoio da Cortez Imóveis, de Rio Claro, que num incentivo extra ao pequeno piloto adquiriu 200 exemplares do livro para distribuir numa ação junto aos clientes e amigos.
Para esse projeto, Fifo Farias investiu 20 mil reais e espera arrecadar 50 mil reais com as vendas do livro. Todo o montante será destinado ao propósito de inscrever Heitor no campeonato mundial de Kart, que será realizado na cidade italiana de Lonato.
“Serão necessários cerca de 7.500 Euros para cobrir os custos com inscrição, estadia e alimentação, entre outras despesas”, calcula Fifo.
Dessa forma, ele pede ajuda a todos que puderem adquirir um exemplar do livro (20 reais +taxa de Sedex) ou doar qualquer quantia, depositando o valor em conta poupança no Banco do Brasil, Agência: 2692-1, Conta poupança: 66083-3, Heitor Dall Agnol Farias.