O Kartódromo Internacional Granja Vianna, em Cotia, recebeu as finais da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart. Em suas duas fases, a competição reúne mais de 200 participantes nas categorias F4 Sênior, F4 Graduado, Júnior, Mirim, Super F4, Cadete, Júnior Menor, Codasur e Shifter Graduado.
Entre tantos pilotos, Heitor Dall’Agnol Farias, que tem a Cortez Imóveis entre os patrocinadores, mais uma vez mostrou seu talento e se destacou no campeonato, obtendo o terceiro lugar na categoria Cadete (8 a 11 anos), a que contou com maior número de inscritos e, consequentemente, onde a competitividade foi o ponto alto da competição.
A primeira final foi dos pilotos da F4 Sênior. Alex Grigoletto assegurou o título. Guilherme Campos ficou com a segunda e Flaviano Ramos com a terceira posição.
Na categoria F4 Graduado o título ficou com André Castro. Giulliano Forcolin, em prova de recuperação, garantiu o vice-Campeonato e Marcos Borges ficou em terceiro.
A categoria Júnior teve uma corrida bastante movimentada. Enrico De Lucca garantiu a vitória, porém, foi penalizado por uma manobra contra o piloto Gabriel Crepaldi e caiu para a quinta posição. Crepaldi, com isso, comemorou o título com João Matos, como vice-campeão. Nicolas Fabris ficou com a terceira posição.
Na categoria Mirim Bernardo Gentil cruzou a linha de chegada em primeiro. Porém, acabou sendo penalizado e, com isso, Enzo Vidmontiene garantiu o título. Davi Alkimin ficou com o vice e Filipe Vriesman em terceiro lugar.
Na categoria Super F4 a vitória ficou nas mãos do paranaense Kleber Eletric. José Augusto Filho ficou com o vice-campeonato e André Salmoria com a terceira posição.
Com os 36 pilotos marcando o grid máximo permitido para a pista, a Cadete teve uma prova realmente de arrepiar. Luca Neuenschwander partiu da primeira colocação, mas, logo na primeira curva foi superado, caindo para o terceiro posto.
Fabricio Filho largou bem e assumiu a liderança, com Miguel Piovan em segundo. Na quinta volta João Pinheiro Filho deu o bote, levando Neuenschwander para o quinto lugar.
A quatro voltas para o fim, Pinheiro assumiu a liderança e ficou com o título, seguido por Enzo Nienkotter e Heitor Dall’Agnol Farias. Neuenschwander ainda conseguiu cruzar a linha de chegada na quinta posição, atrás de Fabrício Filho.
A Júnior Menor registrou como seu grande campeão o brasiliense Vinicius Tessaro. A corrida foi marcada pela grande recuperação de Lucas Mendes, que terminou a prova na terceira posição. Matheus Ferreira ficou com o vice-campeonato.
Estreando os novos motes de 175cc a categoria CODASUR teve a vitória de André Nicastro. Victor Schoma ficou com o vice seguido por Lucas Okada, em terceiro.
Encerrando a programação do dia a categoria Shifter Graduado tomou a pista. Pedro Lopes, após largar da ponta, manteve-se na primeira posição. Gaetano Di Mauro ficou com a segunda e Ruan Belizario em terceiro.
A segunda fase da 53ª edição do Brasileiro de Kart começa nesta terça-feira, dia 17, e segue até o próximo sábado. Estarão na pista as categorias Codasur Júnior, Novato, Graduado, Sênior “A”, Sênior “B”, Super Sênior, Super Sênior Master, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master. As provas seguirão no mesmo Kartódromo Granja Viana e, suas finais serão transmitidas pelo SPORTV.
Resultado positivo – Jacsandro Farias, pai e grande incentivador da carreira de Heitor, avalia que o resultado do Brasileiro foi muito.positivo para Heitor.
Fifo – como é conhecido- disse ao Diário que “no dia da final do campeonato pegamos um motor que não era muito bom. Mas resolvemos não trocar para não ter risco de perder posições, mesmo sabendo que era limitado e que seria difícil ganhar a prova. Mas o Heitor foi guerreiro. Largou em sétimo e ainda conseguiu podium”, declarou, agradecendo o apoio da Cortez Imóveis pela confiança depositada no jovem piloto.
Por E. Cortez