Heitor D’All Agnol Farias tinha oito anos na época das filmagens do documentário Fórmula Dreams , que estreia nesta sexta-feira (5 de janeiro) na HBO Max.
Nascido em Passo Fundo em 2009, ele iniciou sua jornada no mundo das corridas logo aos 4 anos, por incentivo de seu pai Jacsandro (Fifo) e sua mãe Juliana.
Devido à pouca idade, ainda não podia participar de campeonatos oficiais, restringindo-se apenas às corridas não-oficiais.
Seu primeiro ano correndo oficialmente foi 2016, quando tirou a habilitação de piloto e a partir daí conquistou os títulos de Campeão Gaúcho, Campeão Sul Brasileiro e Vice Campeão Paulista, e finalmente Campeão Brasileiro, em 2023.
Logo no início da carreira, Heitor morou com seus tios, Celso e Cleide, durante dois anos em um caminhão baú transformado em motorhome, viajando o Brasil para disputar as competições.
Entre 2019 e 2021, com o apoio da Cortez Imóveis e em seguida da Verde Plan Empreendimentos, ambas de Rio Claro, passou a morar na Europa, buscando experiência e aprendizado ao integrar a equipe Praga Karts, com sede na Itália. Neste período, participou do Campeonato Mundial de Kart e do WSK Euro Series, além de aprimorar sua comunicação em outros idiomas.
De volta ao Brasil, Heitor passou a integrar a equipe Betel Racing e em 2923 disputou a Copa São Paulo Light de Kart, o maior e mais disputado campeonato brasileiro, em três categorias: Junior, F4 Junior e Junior 125.
Em 2023, e agora com 14 anos, Heitor disputou o Campeonato Brasileiro de Kart, na categoria F4 Júnior e conquistou o título de Campeão Brasileiro, inédito na sua carreira.
“O ano de 2023 foi incrível (campeão brasileiro), e agora em 2024 vou defender as cores de meus novos patrocinadores Mittag Motores e Kart Republic. E estarei na categoria mais forte do kart (Graduados). Esperei muito tempo até chegar esse dia, e agora vamos trabalhar duro para ser o mais rápido do Brasil”, conta o talentoso piloto, sem esconder o entusiasmo.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação