Lewis Hamilton dominou todo o fim de semana do GP do Japão e confirmou o favoritismo com a pole position e, depois, com uma vitória soberana nesse domingo (7), em Suzuka.
De ponta a ponta, o piloto da Mercedes não foi ameaçado por ninguém. Nem mesmo o companheiro de equipe, Valtteri Bottas, ofereceu resistência, sofrendo com a pressão de Max Verstappen nas voltas finais da corrida.
Hamilton ainda tirou proveito de mais um erro cometido por Sebastian Vettel, que forçou uma ultrapassagem sobre Max Verstappen pela terceira colocação, rodou e caiu para penúltimo, tendo de recuperar terreno para terminar em sexto lugar.
A vitória de Hamilton em Suzuka foi a de número 71 da sua carreira. Assim, o tetracampeão está apenas a 20 de igualar o recorde histórico da F1, que pertence a Michael Schumacher.
Com os resultados deste domingo, Hamilton agora soma 331 pontos, enquanto Vettel acumula 264. Assim, 67 pontos separam os dois, de modo que Lewis já pode confirmar a conquista do penta dentro de duas semanas, na disputa do GP dos Estados Unidos, como foi em 2015.
As Red Bull fizeram uma grande corrida. Além de Verstappen, que lutou nas voltas finais pelo segundo lugar e fechou o pódio, Daniel Ricciardo foi um dos destaques do domingo. O australiano, que viveu um sábado frustrante com a pane que o deixou em 15º lugar no grid, reagiu bem durante a prova e finalizou em quarto.
Kimi Räikkönen foi novamente discreto e cruzou a linha de chegada em quinto, seguido pelo companheiro de equipe.
Sergio Pérez também se destacou ao finalizar em sétimo com a Force India, à frente da Haas de Romain Grosjean e Esteban Ocon, também com a Force India. Carlos Sainz somou um ponto para a Renault e terminou em décimo lugar.
Por E. Cortez