Lewis Hamilton conquistou sua nona vitória na temporada na F1, 71ª na categoria, o GP do Japão, disputado em Suzuka há duas semanas.
Agora, pode garantir seu pentacampeonato neste fim de semana em Austin, nos Estados Unidos. A vantagem de Hamilton sobre Vettel, que terminou a última prova em sexto, agora é de 67 pontos (331 a 264).
Restam mais quatro etapas para o final do campeonato: Estados Unidos (domingo); México (28/10); Brasil (11/11) e Abu Dhabi (25/11).
No ano passado, Hamilton fez a pole para o GP dos EUA. Ele cravou 1min33s108 e venceu a prova, seguido pelos dois carros da Ferrari, Vettel em segundo e Raikkonen em terceiro.
Para que garanta matematicamente a conquista, Hamilton teria de abrir mais oito pontos para Vettel em Austin.
Isso significa que, no mínimo, Hamilton teria de terminar em sexto lugar. Caso fique do sétimo lugar para baixo, o título segue para o México em aberto, independentemente do resultado de Vettel.
Porém, se analisadas as últimas provas, a chance de Hamilton fica mais realista: caso o resultado de qualquer uma das quatro últimas corridas se repita, o inglês garante o penta já nos Estados Unidos.
A corrida tem início às 16h10 do horário de Brasília.