Apenas três dias depois de competir no GP da Austrália, terceira etapa do calendário de 2022 da Fórmula 1, Lewis Hamilton irá cruzar o globo e aterrissar em terras brasileiras. O heptacampeão mundial estará em São Paulo no dia 13 deste mês para palestrar em um evento.
O piloto britânico irá, também, participar de um almoço para convidados após a palestra – ali, quatro capacetes autografados por Hamilton serão leiloados. O valor arrecadado será destinado à educação através do instituto Reditus e do Instituto Ayrton Senna.
O evento que trará o multicampeão da Mercedes à zona sul da capital paulista é o VTEX Day, sobre transformação digital do varejo na América Latina. Foi essa mesma ocasião que trouxe o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil em 2019.
Indy corre contra tempo para preencher última vaga das 500 Milhas de Indianápolis
Faltam pouco menos de dois meses para a tradicional 500 Milhas de Indianápolis, e ainda assim o grid não está completo. São 32 pilotos confirmados para a prova, mas a 33ª e última vaga segue sem dono e com uma lista de interessados viáveis cada vez menor. A Indy não está medindo esforços para completar o grid, e fez uma reunião no Texas com várias equipes, o que deve se repetir agora em Long Beach.
Algumas das equipes que foram abordadas, de acordo com o site da revista americana Racer, foram a Foyt, Dale Coyne e Juncos Hollinger. Mas achar uma equipe disposta a colocar mais um carro na pista tem sido algo complicado por uma série de razões, e o principal motivo tem sido a dificuldade em ter engenheiros e mecânicos experientes o suficientes para cuidar do carro e dos pit-stops.
Além de ter que convencer uma equipe a botar um carro a mais na pista, a Indy tem que encontrar um piloto que possa bancar financeiramente sua entrada nas 500 Milhas de Indianápolis. De acordo com o Racer, algumas opções que pintaram recentemente foram a britânica Katherine Legge e o americano Zach Veach, que estiveram próximos de participar da prova, mas desistiram por conta da falta de um chassi e de patrocínios, respectivamente.
Os dois principais nomes no momento para a 33ª vaga na Indy 500 são os de Simona De Silvestro, pela Paretta Autosport, e Stefan Wilson, com a Cusick Motorsport. Uma última opção seria a Penske colocar um quarto carro no grid. A equipe de Roger Penske é uma das poucas que não terá um carro extra na Indy 500, mas até aqui nenhum nome surgiu. A lista de pilotos que vão participar apenas desta corrida é composta por Michael Andretti, pela Andretti, Juan Pablo Montoya (que também correrá a prova que antecede as 500 Milhas no circuito misto), pela McLaren, Tony Kanaan, pela Ganassi, e Santino Ferrucci e Sage Karam pela Dreyer e Reinbold.
Além de Kanaan, o Brasil também estará representado nas 500 Milhas de Indianápolis por Helio Castroneves, que já venceu a prova quatro vezes e é o atual campeão. A prova, que será a sexta etapa da Indy, está marcada para o dia 29 de maio.
Por E. Cortez / Foto: AFP/Grande Prêmio