A Haas deu o pulo do gato, furou a fila e apresentou a primeira pintura do carro para a temporada 2022 da Fórmula 1. Sem alarde, os americanos confirmaram o lançamento do design do VF-22 na manhã de sexta-feira (4), mostrando-o ao mundo através de imagens digitais.
Como já vinha acontecendo em outros anos, a Haas apresentou apenas a pintura, deixando no ar o suspense de como vai vir o novo carro. A tendência, considerando a falta de filmagens e coisas parecidas, é que o VF-22 verdadeiro só apareça mesmo nos testes de pré-temporada, em Barcelona, no próximo dia 23. O layout mantém o conceito predominantemente branco, com o vermelho e o azul em segundo plano, se inspirando na bandeira da Rússia, assim como em 2021.
Por mais que a pintura seja sempre um momento aguardado, isso virou quase que mero detalhe para 2022. É que a Fórmula 1 passa por sua principal revolução de regulamento em muito tempo e, assim, cada novo aparato aerodinâmico vai chamar bem mais atenção nos próximos dias.
“Este é provavelmente o projeto mais complexo que a Haas já lidou, por muitos motivos”, disse o diretor-técnico Simone Resta. “É um conjunto novo de regulamento, e, nesta temporada, trouxemos uma nova equipe para gerenciar a criação do VF-22. Nem todos são novos, mas muitas pessoas entraram agora com uma estrutura revisada. Considero como um grande sucesso neste processo. Ainda está cedo e vamos passar por uma transição de trabalhar juntos em um carro por um ano inteiro, mas, se olharmos de onde começamos, este time já é um sucesso”, completou.
Confira abaixo as datas de lançamento dos demais carros de 2022:
9 de fevereiro: Red Bull
A equipe austríaca apostará no modelo RB18 para tentar o bicampeonato de Max Verstappen. O mexicano Sergio Pérez segue como companheiro do holandês.
10 de fevereiro: Aston Martin
De olho em uma escalada no pelotão intermediário, a Aston Martin mostrará ao mundo o AMR22. Sebastian Vettel e Lance Stroll seguem no comando dos carros.
11 de fevereiro: McLaren
Única equipe da temporada 2021 a conseguir uma dobradinha, a McLaren quer alçar voos mais altos em 2022. Para isso, aposta no modelo MCL36, que terá Daniel Ricciardo e Lando Norris aos volantes.
14 de fevereiro: AlphaTauri
O AT03 é o carro da AlphaTauri com motores Honda (rebatizados de Red Bull) para 2022. Pierre Gasly lidera o time nas pistas, acompanhado de Yuki Tsunoda.
17 de fevereiro: Ferrari
OCom Charles Leclerc e Carlos Sainz, a Ferrari quer ir longe em 2022. O modelo F1-75 (em referência aos 75 anos do primeiro carro de corrida da escuderia) é o desafiante.
18 de fevereiro: Mercedes
O vice-campeonato de Lewis Hamilton em 2021 foi um duro golpe na equipe que dominou a F1 nos últimos anos. Com George Russell no lugar de Valtteri Bottas, o time aposta no modelo F1 W13 para dar a volta por cima.
21 de fevereiro: Alpine
Fernando Alonso e Esteban Ocon seguem à frente do time. E o modelo A522 é o carro dos franceses em busca de algo mais do que o quinto lugar entre os construtores conquistado em 2021.
27 de fevereiro: Alfa Romeo
Ano novo, vida nova. Saem Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, entram Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Para deixar os últimos lugares, o modelo C42 é a aposta da Alfa Romeo.
A definir: Williams
Em 2021, a Williams conseguiu voltar a somar pontos e até conquistou um inesperado pódio. Agora, com Alex Albon na vaga que era de George Russell, o time quer mostrar que é capaz de se reconstruir para, quem sabe, voltar aos tempos de glória.
Por E. Cortez / Foto: Haas