O grid da Fórmula 1 2023 está fechado. A Haas oficializou nesta quinta-feira (17) a contratação do piloto alemão Nico Hülkenberg como titular do time. Ele substituirá o compatriota Mick Schumacher e formará dupla com o dinamarquês Kevin Magnussen. O alemão será piloto titular na F1 pela primeira vez desde 2019.
A Haas resolveu a questão em meia hora. Às 2h (de Brasília), soltou um comunicado confirmando a saída de Schumacher, que não recebeu bem a notícia e afirmou estar muito desapontado; às 2h30, revelou que Hülkenberg se torna titular em 2023. O acordo é válido, por enquanto, apenas para esta temporada.
Aos 35 anos de idade, Hülkenberg estreou na Fórmula 1 em 2010, pela Williams. Após um ano de hiato, retornou em 2012 e teve passagens por Force India, Sauber e Renault, se consolidando como um dos grandes nomes do pelotão intermediário da categoria. Em 2020, acabou trocado por Esteban Ocon, mas ainda seguiu no grid como substituto de pilotos infectados por Covid-19.
Na temporada 2022, fez as duas primeiras corridas do campeonato pela Aston Martin, substituindo Sebastian Vettel. Teve como melhor resultado o 12º lugar no GP da Arábia Saudita.
Hülkenberg já vai participar do teste da F1 depois do GP de Abu Dhabi, guiando o carro da Haas ao lado de Pietro Fittipaldi.
Com a confirmação de Hülkenberg, o grid da F1 2023 está praticamente definido antes do início das atividades do fim de semana em Abu Dhabi, prova que encerra a temporada deste ano.
A Williams já afirmou que Logan Sargeant será o titular ao lado de Alexander Albon, mas a garantia só virá se o estadunidense conseguir os pontos necessários para a superlicença na Fórmula 2 após a rodada dupla em Yas Marina.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação