Recordar é viver! Em tempo de isolamento social para o combate ao Coronavírus, nada melhor que lembrar os Grandes Momentos do Esporte. Matéria assinada por Letícia Denadai e publicada no site da Federação Paulista de Futebol [FPF] trouxe à memória o centésimo gol do ex-goleiro Rogério Ceni, ocorrido no dia 27 de março de 2011, na Arena Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Paulista de Futebol.
De acordo com pesquisa realizada pela reportagem do Diário Esportes – o Maior e Mais Plural Canal Esportivo da Cidade Azul –, o Majestoso contra o SC Corinthians Paulista terminou com o placar anotando 2X1 para o Tricolor. Marcaram: Dagoberto [SPFC – 40’ 1T], Rogério Ceni [SPFC – 8’ 2T] e Bruno Ferreira [SCCP – 22’ 2T].
Revelado em 1990 pelo Sinop FC, agremiação do município de Sinop, no Estado do Mato Grosso, Ceni foi contratado naquele mesmo ano pelo Mais Querido e, desde então, construiu uma longo e profícuo caminho que durou até 2015.
Chegou ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, no início da Era Telê Santana que, à época, contava com o seguinte quadro: Zetti, Bernardo, Cafu, Leonardo, Ivan, Antonio Carlos, Mario Tilico, Flávio, Eliel, Rai e Elivelton. Dali em diante, o atleta brilhou por inúmeras vezes dentro das quatro linhas tanto na base, quanto no profissional trazendo à tona sua principal característica, ou seja, a lealdade ao clube a que serviu por nada menos que 25 anos ininterruptos!
Com isso, alcançou a marca de jogador que mais vestiu a camisa de um mesmo time na História do Futebol Mundial! Como tudo tem um começo, para alcançar a marca das cem vezes em que balançou os cordéis, Ceni abriu o seu contador particular no dia 15 de fevereiro de 1997, em cobrança de falta no confronto contra a União São João EC, no Estádio Hermínio Ometto, na vizinha Araras.
Temporada após temporada, o número foi aumentando e, como não lembrar do pênalti cobrado sobre o Rio Claro FC, no dia 23 de janeiro de 2010, no Estádio Morumbi, em Sampa, no qual o Azulão do técnico Paulinho McLaren foi derrotado por 3X0 com outros dois gols de Hernanes e Washington.
Como destacado anteriormente, o centésimo gol foi contra o Alvinegro, porém, o total de sua carreira como goleiro são- -paulino foram 132, sendo o derradeiro marcado no amistoso entre São Paulo FC [2005] X São Paulo FC [92/93], realizado no dia 11 de dezembro de 2015, lá na Praça Roberto Gomes Pedrosa. Encerradas as atividades dento dos gramados, Rogério Ceni passou a atuar como treinador e, no momento, está à frente do escrete do Fortaleza EC.
MEMÓRIA:
Rogério Ceni chegou ao Tricolor no ano de 1990, no início da Era Telê Santana, e permaneceu no Time Paulista durante longos 25 anos, alcançando, assim, a marca de jogador que mais vestiu a camisa de uma mesma agremiação na História do Futebol Mundial!
Foto: Rubens Chiri