A APAE Rio Claro foi fundada em 1964 e tem como missão “Promover ações que contribuam para a realização plena de pessoas com deficiência, de modo a alavancar o desenvolvimento social”.
A instituição está localizada na Rua 17, número 960, no Bairro Consolação, em Rio Claro. A reportagem do Diário do Rio Claro conversou com a coordenadora da organização, Renata Célia Claro de Oliveira, para conhecer mais sobre esse antigo projeto.
Segundo Renata, a APAE atende pessoas deficientes, preferencialmente com deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtorno global do desenvolvimento – TGD, transtorno do espectro autista – TEA, e outros comprometimentos associados à deficiência intelectual e no Serviço de Proteção Social Básica. “No domicílio, atendemos, além de deficientes, idosos que se encontram em vulnerabilidade”, esclarece.
A coordenadora relata também que com o passar do tempo e com crescimento, a APAE foi se responsabilizando pelo desdobramento do seu trabalho e hoje se organiza em quatro áreas: Área de Assistência Social, Área da Educação, Área da Saúde e Área da Gestão.
“Atualmente, a APAE atende, na área da Assistência Social, 362 pessoas. Na área da Educação, 295 alunos e, na área da Saúde, 112 usuários.
Hoje, contamos com 76 voluntários que atuam dentro e fora da organização e com projetos específicos. Além disso, temos 98 funcionários”, explica Renata.
Reconhecimento
Pela sua eficiência, por seu trabalho sério e abrangente, a APAE Rio Claro recebeu por quatro vezes o prêmio “Bem Eficiente”, organizado pelo Kanitz Associados, que a considera uma das 50 entidades mais bem administradas no país. Recebeu também, em virtude de Gestar o Projeto Reciclar 2000 Regional, o prêmio “CEMPRE” – 2° lugar a nível nacional, o prêmio “ECOPET 2001” – 1° lugar a nível nacional, “Gazeta Mercantil” – 2° lugar a nível estadual e o prêmio “Ação pela Água” a nível estadual.
Artesania
A partir do dia 1º de dezembro, a tradicional loja Artesania, da Apae Rio Claro, abrirá suas portas para clientes interessados em comprar artesanatos feitos com carinho e talento e, consequentemente, ajudar a instituição. Guirlandas, mini árvores de Natal, papais noéis, entre outros enfeites e presentes natalinos serão vendidos na loja.
“Tivemos a chancela da Agência Internacional – Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social (agência internacional), que financiou a construção da Loja Artesania. Através da APAE Rio Claro, foram oferecidos recursos e capacitação para 17 organizações da região melhorarem sua capacidade pedagógica na produção de trabalhos manuais, preparando os atendidos para o mercado de trabalho.
Além da loja, a instituição está organizando diversos outros projetos de arrecadação. “Temos o Telemarketing com as doações dos colaboradores e a venda de rifas de Natal. O Estacionamento da ‘Casas Pernambucanas’, que estará funcionando no horário do mês de Natal.
Além de doação em espécie, também aceitamos outros tipos de doação. Para doar, é só entrar em contato com a organização por telefone (019) 2112-2700 ou pessoalmente na secretaria”, explica a coordenadora.