Quem tem mais de 40 anos HOJE viveu a Febre do Atari 2600. O videogame projetado por Jay Miner, lançado nos Estados Unidos da América em setembro de 1977, aportou aqui no Brasil somente em 1983, entretanto, o auge de sua popularidade aconteceu em 1985 com uma Peça Publicitária assinada pela Agência DPZ. Com o título ‘Guerra e Paz’, a criação de 40 segundos assinada pelos publicitários Francisco Petit, Washington Olivetto, Paulo Ghirotti e Gabriel Zellmeister era vista diariamente nos intervalos dos programas Balão Mágico e Sessão da Tarde, ambos que pertenciam à grade da Rede Globo e que tinham, à época, a maior audiência da Televisão Brasileira.
A propaganda, que pode ser encontrada facilmente em uma pesquisa no YouTube, mostra dois sósias dos líderes mundiais da época, Ronald Reagan [EUA] e Mikhail Gorbatchov [URSS], sentados em duas cadeiras diante de uma televisão jogando ‘Defender’. Ao passo em que conduzem as suas naves armadas de raio laser com os seus respectivos controles, os oponentes riem demonstrando um sentimento amistoso um para com o outro, quando uma voz enfatiza: “Dê um Atari de presente. O inimigo que faz amigos”. Ainda que faltassem seis anos para o fim da Guerra Fria, um simples, mas muito criativo comercial de tevê, ficou gravado na memória de muitos jovens de todo o Brasil.
Em 1992, o Atari 2600 foi oficialmente aposentado, deixando saudade aos Apaixonados pelo Tradicional Videogame. Aqueles que guardaram os seus consoles ainda podem mostrar para os filhos como era divertido, já os que apenas o tem na memória e desejam jogar novamente podem adquirir algumas versões antigas por um preço razoável no Mercado Livre ou adquirir o Atari Flashback 7, modelo com 101 jogos na memória lançado pela Tectoy em 2017 por valores que variam entre R$ 300 e R$ 600.
Desenvolvida na década de 70, a logo da Atari figura entre os Ícones dos 80
Ícone da Cultura Pop, a logo da Atari foi desenvolvida na década de 1970 pelo designer gráfico George Opperman. Assim que a empresa de produtos eletrônicos foi fundada em 1972, os proprietários Nolan Bushnell e Ted Dabney viram a necessidade de criar uma marca que exprimisse a Missão da Empresa. O que nenhum deles imaginava à época é que o emblema, assim como Michael Jackson e Madonna, fosse integrado à Cultura Pop.
A Atari Inc. iniciou a sua trajetória de sucesso produzindo o jogo ‘Pong’, um Clássico em duas dimensões que simula uma partida de Tênis de Mesa. Depois do auge alcançado na década de 1980, a primeira gigante da indústria dos games no Ocidente pediu falência em 2013, entretanto, foi adquirida pelo empresário francês Frédéric Chesnais e, desde então, segue no ramo da Informática.
O Cartucho Pac-Man vendeu 7 milhões de unidades em todo o Mundo
Muitos foram os jogos de sucesso que rodavam no console do Atari 2600, porém, nenhum vendeu mais que o Cartucho Pac-Man. Desde o seu lançamento no dia 22 de maio de 1980, foram vendidos – pasmem! – nada menos que 7 milhões de unidades em todo o Globo! Aqui no Brasil, Pac-Man também foi muito bem recebido e, juntamente com outros modelos [River Raid, Enduro, Decathlon, Defender, Pitfall, Space Invaders, Jungle Hunt, Demon Attack e Seaquest], fez a cabeça de toda uma geração que, por sua vez, ainda HOJE, segue nostálgica daqueles dias em que o tempo parecia passar mais lento no já longínquo Anos 80.
Foto: Divulgação