Em Rio Claro, José Carlos Barbosa de Santana Junior, de 59 anos, morador do Mãe Preta, segue a mesma tradição há 23 anos, que é pintar o mascote da Copa do Mundo em frente à sua casa.
O baiano contou ao Diário do Rio Claro nesta semana que a pintura proporciona alegria não só às crianças do bairro, mas a todos que gostam do esporte e da arte.
“Eles sempre perguntam se eu vou desenhar. Principalmente as crianças, que adoram contemplar a arte. De fato, é uma tradição antiga que tento manter. Para mim é uma satisfação enorme receber elogios e ver a alegria das pessoas”, falou.
José explicou que tudo começou na Zona Leste de São Paulo em Itaquera, na Copa de 82, quando tinha 16 anos. Ele se ofereceu para ajudar e se encantou pela arte de pintar. Só que desde 1998 quando teve de se mudar para Rio Claro é que a coisa tomou forma de verdade.
“Me casei e a empresa que eu era colaborador precisava de mim por aqui. No começo, resolvi, tímido, começar. A minha surpresa foi a aceitação por parte dos moradores do bairro. Até me ajudaram a pintar na Copa de 2006 e 2010”, relembrou.
Questionado sobre o futuro do hobby, a resposta foi: “Só vou parar quando Deus quiser”. A arte pode ser vista na Rua 15 MP, no bairro Mãe Preta.
Foto: Divulgação