A prefeitura de Rio Claro pretende iniciar até o final deste ano as obras de implantação da Avenida Integração que terá 5,5 km e interligará a região central do município até a rodovia Washington Luis, no bairro Jardim Figueira. De acordo com o prefeito Gustavo, o objetivo é reorganizar o trânsito aproveitando o espaço antes ocupado pela linha férrea desativada há quase uma década.
A licitação pública para a contratação dos serviços deverá ser publicada na próxima semana com previsão de investimento de R$ 37 milhões. Os recursos serão providenciados pela prefeitura com a venda de terrenos desafetados e parte com recursos do governo federal.
A Avenida Integração terá duas pistas de rolagem, permitindo que o fluxo do trânsito no sentido centro-bairro e no sentido bairro-centro. De acordo com Valdir de Oliveira Junior, secretário municipal de Obras, o projeto prevê a construção de dois parques, sendo um no bairro Cervezão e outro no Jardim Araucária, ambos com área de lazer, quiosques e ciclovias.
A Avenida Integração passará ao lado do Hospital Público Municipal que está em construção no Cervezão. Perto dali, no Jardim Primavera, a prefeitura irá aproveitar o viaduto da linha férrea desativada para a construção de um tanque de retenção de água para amenizar as enchentes naquele trecho.
A Avenida Integração começará na Avenida 24-A, no bairro Vila Alemã, onde funcionavam as antigas oficinas da ferrovia.
Foto: Reprodução/Facebook