O secretário adjunto de Segurança e Defesa Civil Rodrigo Gonçalves e os GCMs Aguiar e Emerson participaram do Curso de Combate Armado e Retenção contra Retenção de Armas de Fogo.
A capacitação foi realizada no município de Cabreúva/SP e ministrada por Maurício Lemos, que além de Palestrante e Mentor, é Instrutor de Tiro, Defesa Pessoal Policial e Segurança Pessoal.
O curso consiste em táticas de retenção e contra retenção, visando a proteção e manutenção do armamento com movimentos dinâmicos, explosivos e eficazes, com ênfase no confronto corpo a corpo, tendo sempre como objetivo sobrevivência policial.
Diante do crescente número de casos de policiais que são desarmados em confronto corpo a corpo, o instrutor Lemos salienta que “a melhor maneira de se evitar o pior é o profissional de segurança armado estar preparado para essa situação, utilizando técnicas que bem aplicadas irão garantir sua sobrevivência num possível confronto”.
Após a aula teórica, os participantes realizaram o treinamento prático, simulando o confronto corpo a corpo, onde o objetivo era utilizar as técnicas de defesa para evitar ser desarmado pelo oponente.
O secretário adjunto informou que a ideia é estar se qualificando para repassar o treinamento aos demais Guardas de Rio Claro, “pois é a segurança e a sobrevivência dos profissionais que estão em jogo, o Guarda deve estar bem preparado para agir com segurança em situações adversas”.
Além dos Guardas de Rio Claro, participaram também profissionais de segurança dos municípios de Itanhaém, Itatiba, Itupeva, Várzea Paulista e Uberaba/MG. As informações são da GCM de Rio Claro.
Foto: GCM