A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro recebeu nesta quinta-feira (21) três veículos zero quilômetro, modelo Volkswagen Amarok, adquiridos pela prefeitura que está investindo R$ 608,7 mil na aquisição das três pick-ups e na instalação de equipamentos necessários para o trabalho, como instalação de sistema de GPS, rádio-comunicador, luzes, sirene, compartimento de cela, pintura etc. Os equipamentos serão instalados.
Uma das Amaroks será destinada à Defesa Civil e as outras duas serão designadas para a patrulha ambiental, que faz rondas e fiscalizações na zona rural de Rio Claro. Outros cinco veículos, três peruas e duas motos, estão em processo de compra.
“Queríamos ter feito esses investimentos antes, mas infelizmente não foi possível. Iniciamos o governo com dívidas e dificuldades financeiras que restringiram nossas ações. Somente agora, com orçamento próprio e planejamento, estamos conseguindo renovar a frota da Guarda Municipal que recebemos sucateada”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradecendo o empenho realizado pelos guardas municipais que, mesmo com dificuldades, conseguiram fazer um bom trabalho e atender a comunidade.
Os novos veículos serão equipados para entrarem em operação e os carros quebrados serão consertados. Além da ampliação e recuperação da frota, a prefeitura também está realizando outras melhorias como compra de novo fardamento para os guardas municipais, vigilantes patrimoniais e equipe da Defesa Civil. As fardas serão entregues em breve. Também em andamento está a licitação para compra de três drones, com investimento de R$ 60 mil, que serão utilizados pelo setor de segurança. “Existem trâmites burocráticos que precisam ser cumpridos e isso às vezes alonga os processos de compra. Estamos trabalhando para agilizar os procedimentos e atender o quanto antes nossos homens com novo fardamento e equipamentos”, explica o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.
Desde o ano passado, a prefeitura vem realizando uma série de melhorias na estrutura de trabalho da GCM. Uma nova antena de rádio foi instalada para ampliar o sistema de comunicação na região rural. O treinamento do canil passou a ser feito no Lago Azul, foram oferecidos diversos cursos de treinamento, compra de munições, adesão ao Programa Detecta, ampliação do monitoramento de câmeras na área central, regularização de documentação da Guarda Civil, formação de jovens pelo Geduc e implantação das duas centrais de segurança integrada.