A Guarda Mirim de Rio Claro completou 61 anos de fundação na última segunda-feira, dia 3 de outubro. Para comemorar a data, a entidade realiza um intercâmbio esportivo neste final de semana. Hoje e amanhã, a unidade local recebe representantes das guardas mirins de Ubatuba (SP), Frutal (MG) e Uberaba (MG) para participar da sétima edição dos Jogos da Amizade dos Aprendizes. As unidades de Limeira, Piracicaba e Santa Gertrudes também foram convidadas. Os adolescentes visitantes vão ficar alojados na sede da Guarda Mirim.
“O evento tem como objetivo promover a integração de outras entidades afins, bem como o incentivar a prática esportiva de uma forma saudável, em um ambiente de compartilhamento e confraternização”, explica Rinaldo Baptista, gerente administrativo da Guarda Mirim de Rio Claro.
A última edição dos jogos foi realizada em 2019. Em 2020 e 2021 o intercâmbio esportivo não foi realizado devido à pandemia de Covid-19. Agora, as atividades serão retomadas. O evento terá competições de futebol de salão, tênis de mesa e natação, nas modalidades masculina e feminina.
Baptista informa que o evento é restrito, mas se alguém da comunidade quiser assistir não será impedido. A Guarda Mirim de Rio Claro fica na Avenida Brasil, 600, na Vila Martins.
Inscrições
A Guarda Mirim de Rio Claro está com inscrições abertas para a seleção de nova turma de aprendizes. O cadastro deve ser feito no portal da entidade (www.guardamirimrioclaro.com.br) até o dia 31 de outubro. O pré-cadastro pelo site é obrigatório. É por ele que será gerado protocolo, com data e horário, para o atendimento presencial que começa no próximo ia 17.
Para inscrever, os interessados devem ter nascido entre janeiro de 2007 e junho de 2008, além de estar cursando o 9º ano do ensino fundamental ou ensino médio.
Atendimento
A Guarda Mirim de Rio Caro foi fundada em 3 de outubro de 1961 com o objetivo de atender adolescentes oriundos de famílias em vulnerabilidade social. A entidade começou com 100 jovens aprendizes e, 61 anos de depois, aproximadamente 19.500 guardinhas já passaram pela instituição. Atualmente, a Guarda Mirim atende 600 adolescentes, sendo 350 aprendizes com registro em carteira trabalhando em empresas de Rio Claro e 250 alunos no curso preparatório.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação