A conquista do primeiro emprego é sempre um desafio para quem quer ingressar no mercado de trabalho. Sobretudo, para jovens e adolescentes que buscam uma oportunidade para poder colaborar com as finanças dentro de casa. Há 60 anos, a Guarda Mirim de Rio Claro tem sido a grande aliada desse público, que busca conhecimento prático e teórico com resultados efetivos.
Fundada em 03 de outubro de 1961, a Guarda Mirim contribuiu para a formação de aproximadamente 19 mil guardinhas para o mercado de trabalho, sempre em concordância com as exigências da Lei 10.097/00 – Lei do Menor Aprendiz.
Em seis décadas, são muitos os relatos nos quais a Guarda mudou vidas, como relata Jefferson Rodrigo de Lima, que ingressou na guardinha aos 16 anos. “Eu fiquei um ano e meio na Guarda, mas foi o suficiente para dar o pontapé inicial da minha carreira profissional”, revela o analista de administração de pessoal, que atua na Unimed Rio Claro há 19 anos.
Jefferson se recorda com detalhes do dia em que entrou na instituição, em 8 de março de 2002. “Primeiro eu passei pelo APAS, onde fiquei por três meses, mas era muito longe o deslocamento, porque eu morava no Jardim Bandeirantes e tinha que ir de bicicleta. Então, chegamos num consenso que seria melhor outro lugar mais próximo, foi então que surgiu a Unimed”, relata.
Trabalhando na Unimed, Jefferson começou como na secretaria como office boy, fazendo a entrega de correspondência nos consultórios, serviços bancários e nas horas vagas ajudava no departamento pessoal. “Eu ajudava a fazer arquivos, colocar os documentos em ordem alfabética e foi onde comecei. Aí surgiu uma oportunidade de um guardinha no departamento pessoal e a coordenadora deu a oportunidade e ficar aqui. Fui fazer cursos livres de departamento pessoal, informática para ir melhorando no dia a dia. Gostei muito e quando terminei a guardinha fiquei registrado na Unimed.”
Trabalhando do departamento, Jefferson procurou a especialização, se formou em Administração de Empresas e concluiu a pós-graduação em Gestão de Pessoas. “A Guarda Mirim me proporcionou vários cursos que me ajudaram bastante antes de entrar para trabalhar. Eu acredito que seja muito importante para quem tem interesse em ingressar no mercado de trabalho, pois facilita bastante, dão apoio tanto social, pedagógico, incentivam. Eu também fiz parte do coral da guardinha. Hoje, na Unimed, eu gosto do que faço e procuro fazer e dar meu melhor no que faço.”
No mesmo departamento, outro ex-guardinha traz boas lembranças de sua formação. Rafael Silva Laveso, de 22 anos, entrou na GM com 14 anos e iniciou o Curso Pré-Profissionalizante (CPP) com 15 anos. “A Unimed foi minha primeira empresa. A princípio eu entrei para trabalhar na secretaria, fazendo serviço de rua e depois fui chamado para o departamento pessoal”, conta Rafael, que hoje é assistente de administração pessoal na Unimed, tendo cursado a faculdade de Administração e se preparando para uma pós-graduação.
“A guarda é uma experiência incrível onde você tem direcionamento do que você pode ser no futuro. Eles ensinam, avaliam e dão realmente o direcionamento. Eu iniciei na Unimed sem saber o que queria fazer e fui aprendendo o trabalho, conhecendo, e vi que era realmente o que queria. Então, eles dão o direcionamento de forma direta e indireta, só tenho a elogiar todo o processo.”
Dentro do CPP (Curso Pré-Profissionalizante), os alunos recebem aulas de informática, matemática, inglês, espanhol, língua portuguesa, educação física, atendimento ao público, contabilidade, atividades administrativas etc. “É algo geral para qualquer lugar em que você vai entrar e já ter conhecimento de como deve exercer, na prática é diferente, mas você já chega com uma boa base”, destaca Rafael.
A atuação dos ex-guardinhas é elogiada pela coordenadora Mara Silvia Knothe Brescansin. “Eu acho muito importante valorizar os guardinhas e também destacar o empenho da Unimed em reter esses profissionais. Temos ex-guardinhas que estão aqui há mais de 20 anos. São funcionários dedicados, comprometidos e por isso estão aqui há tantos anos.”
Unimed Rio Claro
Atualmente, a Unimed Rio Claro conta com mais de 15 ex-guardinhas que foram efetivados pela instituição.
INSCRIÇÕES 2022
As inscrições para 2022 já estão abertas. Acesse www.guardamirimrioclaro.com.br e faça seu pré-cadastro até o dia 20 de outubro. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e com o objetivo de não gerar aglomeração, é obrigatória a realização do pré-cadastro dos candidatos no site. Após este processo será gerado um protocolo com o dia e horário do comparecimento na Instituição para a entrevista presencial. O candidato não deve comparecer na instituição sem o protocolo de agendamento.
Pré-requisitos: Nascidos entre janeiro de 2006 a junho de 2007; obrigatório estar cursando o 9º ano ou Ensino Médio. Documentos necessários para a entrevista presencial: Atestado de escolaridade. Cópia dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento (CPF – não obrigatório); RG e CPF do responsável legal; Comprovante de Residência (energia, telefone fixo ou celular); e Holerites de todos que trabalham na casa.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação