A Guarda Mirim de Rio Claro completa 59 anos de existência e ao longo de sua trajetória fez e continua fazendo parte da vida de muitos jovens e atua sempre buscando se adequar ao que preceitua a lei de aprendizagem. A partir de 2011, por lei de autoria do vereador Sérgio Carnevalle, o dia 3 de outubro foi instituído como “Dia do Guarda Mirim” no calendário municipal.
Atualmente, a instituição é presidida pelo senhor Ellery Domingos de Moraes e conta com aproximadamente 500 adolescentes divididos em aprendizes e alunos. Conforme informam os responsáveis, a Guarda Mirim acompanha as exigências do mundo do trabalho, e as transformações ocorridas na sociedade, portanto, realizou diversas reestruturações em sua filosofia de trabalho, bem como, em suas ações sociais.
Sendo uma instituição de assistência social, o trabalho se pauta por fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária por meio de ações específicas. O mesmo ainda tem como objetivo, dar sustentação à equipe multiprofissional, contribuindo a nível psicossocial e pedagógico para que o adolescente e família atendidos frequentem a instituição, criando condições para o pleno desenvolvimento.
Além de toda estrutura voltada para aprendizagem profissional e social, são oferecidos também o entretenimento e lazer, com ginásio de esportes, academia e piscina semi olímpica aquecida.
Vale ressaltar que, diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), o cotidiano da população mundial precisou ser reorganizado, com a necessária adoção de medidas, em especial, o isolamento social como forma de contenção do contágio acelerado do vírus, principalmente em aglomerações humanas, bem como, para evitar a sobrecarga nos sistemas de saúde, considerando o alto índice de contágio da doença. Nesse sentido, o cenário é de incertezas, uma vez que a variável tempo, tão necessária para o planejamento e execução das políticas educacionais e assistenciais, estão incluídas pelas questões da pandemia em curso.
A Guarda Mirim de Rio Claro, no intuito de se adequar às medidas regulamentadas pelos diversos órgãos de saúde governamentais, bem como, em promover a defesa e proteção da saúde dos trabalhadores alocados, adolescentes, familiares e colaboradoras realizou de modo setorizado as medidas de proteção e contenção à Covid-19, modificando assim algumas de suas atividades cotidianas, como por exemplo, a implantação de videoaulas e a inscrição para o processo/2021 online que pode ser acessado através do site www.guardamirimrioclaro.com.br
Inscrição para o processo/2021 deve ser feita de forma online através do site www.guardamirimrioclaro.com.br
Foto: Divulgação