A Guarda Mirim de Rio Claro vai realizar seleção para nova turma. O pré-cadastro obrigatório será realizado de 1º a 31 de outubro. Os interessados devem preencher o formulário on-line pelo site da Guarda Mirim (www.guardamirimrioclaro.com.br). É através desse cadastro preliminar que serão marcadas as entrevistas presenciais que começam a partir de 17 de outubro.
“É obrigatória a realização do pré-cadastro dos candidatos no site da Guarda Mirim. Após esse procedimento será gerado um protocolo com o dia e horário do comparecimento à instituição para a entrevista presencial. O candidato não deve comparecer na instituição sem o protocolo de agendamento”, explica Rinaldo Aparecido Batista, gerente administrativo da Guarda Mirim.
Podem fazer o pré-cadastro os jovens nascidos entre janeiro de 2007 e junho de 2008. O candidato precisa estar cursando o 9º ano do ensino fundamental ou 1º ano do ensino médio. Na entrevista presencial, o candidato deve apresentar atestado de escolaridade, além de cópia do RG ou certidão de nascimento (CPF não obrigatório), RG e CPF do responsável legal, comprovante de residência (energia, conta de telefone fixou ou celular) e holerites de todas as pessoas que trabalham na casa.
As entrevistas presenciais começam no dia 17 de outubro. De acordo com Batista, serão atendidos 150 candidatos por dia. A medida foi tomada para diminuir o tempo de espera, além de evitar aglomerações. “A cada hora será atendido um grupo de adolescentes”, informa o gerente.
O processo de seleção leva em consideração a situação financeira da família, dando prioridade aos candidatos que mais precisam. Além disso, os adolescentes farão uma redação para que a Guarda Mirim possa conhecer um pouco mais sobre eles, e o texto também será considerado na seleção. “A redação nos ajuda a conhecer a rotina do jovem, sua situação familiar, e isso ajuda na pré-seleção junto com o critério financeiro”, esclarece Batista.
Os jovens selecionados vão começar as atividades a partir de janeiro de 2023. Segundo Batista, ainda não há um número oficial de vagas disponíveis porque isso depende da oferta feita pelas empresas. Porém, com base nos anos anteriores, as vagas abertas giram em torno de 500. No ano passado a Guarda Mirim recebeu 967 inscrições e quase todos os inscritos foram inseridos no mercado de trabalho.
Outras atividades
Além da inserção no mercado de trabalho, os guardas mirins participam de outras atividades. “A lei determina que o aprendiz, quando começa na empresa, deve realizar 34 horas semanais de atividades, sendo 24 horas de prática e 10 horas de teoria”, informa Batista. Assim, os aprendizes têm aulas de informática, português, matemática, e noções de escritório, inglês e espanhol. “Essa gama de cursos vai auxiliá-los na busca do primeiro emprego”, destaca o gerente.
Como a escolaridade é obrigatória, a Guarda Mirim trabalha em parceria com as escolas para melhorar o aprendizado dos adolescentes, aumentar a frequência escolar e diminuir a desistência que aumentou nesse período de pandemia de Covid-19.
Atualmente, existem 367 aprendizes nas empresas de Rio Claro. O gerente observa que a lei estabelece que as empresas tenham de 5% a 15% das vagas destinadas a aprendizes, mas nem sempre isso acontece. Algumas só cumprem a norma quando há fiscalização. Batista frisa que quanto mais empresas aderirem ao programa, maior será o número de jovens conquistando o primeiro emprego. As empresas interessadas podem entrar em contato com a Guarda Mirim que fica n Avenida Brasil, 600 no bairro Vila Martins. O telefone é (19) 3597-2500.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação