Em 03 de outubro de 1961, uma plêiade de homens lideradas pelo Dr. Luiz Gonzaga de Arruda Campos, Juiz de direito da Comarca de Rio Claro da época, reuniu-se com o objetivo de buscar alternativas que ajudassem às famílias carentes do município, cujos filhos não tinham acesso aos recursos sociais que lhes garantissem um futuro melhor, visando o sucesso escolar e protegendo-os da vulnerabilidade social.
Naquela época, os uniformes dos adolescentes assemelhavam-se às fardas, denotando forte presença de orientações militares na organização das aulas, que eram chamadas de instruções, nas quais a postura e a disciplina, tanto na Sede como no local de trabalho, eram e são até hoje fatores determinantes para o bom desenvolvimento e aproveitamento da atividade educativa realizada.
Atualmente, a Guarda Mirim é presidida pelo Sr. Ellery Sebastião Domingos de Moraes, tendo como Vice-Presidente o Cel. Juarez Moura de Oliveira; sendo o Conselho Deliberativo presidido pelo Sr. Alcides Flávio Rizzi, e a Gerência Administrativa pelo Sr. Rinaldo Aparecido Baptista, um ex-guardinha que há 45 anos atua na Entidade.
A Instituição conta com o apoio dos departamentos administrativos, social, pedagógico e psicológico. Conta ainda com uma Coordenação Educacional, que desenvolve o trabalho de orientação às famílias dos adolescentes, realizando visitas periódicas às residências dos mesmos, bem como nas empresas colaboradoras; além de realizar o acompanhamento no aspecto escolar e profissional dos adolescentes. Por fim, são realizados atendimentos médicos, laboratoriais e odontológicos gratuitamente na Sede da Instituição.
Aproximadamente 19 mil guardinhas já passaram pela entidade, sempre em concordância com a exigências da Lei 10.097/00 – Lei do Menor Aprendiz.
Contando com um Grêmio Recreativo, equipado com academia de musculação e piscina coberta aquecida. Um Ginásio de Esportes equipado com quadra poliesportiva, vestiários, banheiros e arquibancada com capacidade de 270 assentos, utilizados para as atividades esportivas, solenidades e formaturas.
A Guarda possui ainda o Centro Educacional com salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática e elevador visando a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
Atendendo o que preceitua a Lei nº 10.097, que se refere à Lei de Aprendizagem, a Instituição conta hoje com 550 adolescentes, distribuídos em 320 aprendizes com registro em carteira, desenvolvendo seus conhecimentos nos mais variados segmentos da sociedade rio-clarense; 230 alunos em curso pertencentes ao Curso Pré Profissionalizante (C.P.P.).
INSCRIÇÕES 2022
As inscrições para 2022 já estão abertas. Acesse www.guardamirimrioclaro.com.br e faça seu pré-cadastro até o dia 20 de outubro. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e com o objetivo de não gerar aglomeração, é obrigatória a realização do pré-cadastro dos candidatos no site. Após este processo será gerado um protocolo com o dia e horário do comparecimento na Instituição para a entrevista presencial. O candidato não deve comparecer na instituição sem o protocolo de agendamento.
Pré-requisitos: Nascidos entre janeiro de 2006 a junho de 2007; obrigatório estar cursando o 9º ano ou Ensino Médio. Documentos necessários para a entrevista presencial: Atestado de escolaridade. Cópia dos seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento (CPF – não obrigatório); RG e CPF do responsável legal; Comprovante de Residência (energia, telefone fixo ou celular); e Holerites de todos que trabalham na casa.
Foto: Divulgação