A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro completa 25 anos de criação neste sábado (15). O ato solene em comemoração à data será realizado na segunda-feira (17), às 17 horas, na sede da corporação, localizada à Rua 12 nº 26, com a participação do prefeito municipal Gustavo Perissinoto e autoridades.
Na oportunidade será prestada homenagem aos heróis da corporação, que perderam suas vidas em prol do sucesso de suas missões, os GCMs Braga e Bonaldo, assassinados e Jair e Da Silva, vitimados por Covid-19. Haverá, ainda, a entrega de certificados aos guardas que se destacaram no primeiro trimestre de 2021.
A instituição foi criada em 1996, com competência para a proteção de bens, serviços e instalações públicas. Após passar por capacitações e treinamentos em 2007, a GCM passou a ser armada e a realizar patrulhamento preventivo-comunitário, visando maior segurança e bem estar da população.
Com o passar dos anos, incluiu em suas atividades novos serviços, como o suporte em atendimentos da Lei Maria da Penha para mulheres, em 2018, e atendimentos da Patrulha Animal, em 2021.
A Guarda Municipal tem a prerrogativa de poder de polícia administrativa. Atualmente encontra-se empenhada na concretização dos projetos relativos às suas metas para 2021, que são: aumentar o quadro de guardas municipais efetivos e seus equipamentos de trabalho.
Em Rio Claro a Guarda Civil Municipal tem como comandante Rodrigo Gonçalves. É subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, sob administração do secretário municipal de segurança Otávio Ferreira Balbão Júnior.
Foto: Divulgação