Eles estão mais do que inseridos no dia a dia da população rio-clarense: no trânsito, na vigilância dos chamados “próprios públicos”, que são escolas, creches, postos de saúde, praças, quadras esportivas, no combate à violência contra a mulher, no combate aos maus-tratos a animais e ao meio ambiente. Ou seja, hoje, atuam em todas as frentes da segurança pública, em apoio e complemento à atuação de outras forças de segurança. Estamos falando da GCM (Guarda Civil Municipal) de Rio Claro, que está completando 28 anos – e vai ter celebração.
O evento comemorativo acontece hoje, dia 17, na sede da corporação que fica na Rua 12, nº 26, no Bairro Estádio. A recepção é às 9h30 e a solenidade propriamente dita se inicia às 10h.
A corporação vem ganhando progressiva importância hoje atuando inclusive com destacamentos ou grupos especializados, diante da complexidade dos problemas que envolvem a segurança do patrimônio municipal e do cidadão.
Ao longo dos anos, marcos importantes denotam essa especialização, com a criação do GAM (Grupo de Apoio com Motos), a Patrulha Maria da Penha e Patrulha Ambiental e Animal, a mais recentemente criada, em 2021.
Cada um desses grupos assume protagonismo diante de situações distintas – combate à criminalidade geral, repressão e prevenção à violência contra a mulher e atuando nos casos de maus tratos, resgatando animais.
Vale ressaltar também a importância e a eficácia de patrulhas instituídas com objetivos específicos como a Patrulha Rural, Patrulha Escolar e do Idoso.
A GCM também participa de operações conjuntas com a Polícia Militar, Ministério Público e Conselho Tutelar, por exemplo – neste último caso, nesse marco importante dos 28 anos da corporação, como não nos lembramos do caso chocante em que a GCM atuou no resgate de uma criança mantida pelo próprio pai sem alimentação, e que foi socorrida em situação deplorável, quase morrendo?
No espírito inverso, o da inspiração e da alegria, como ficar indiferente ao caso da criança que escolheu como tema de sua festa de aniversário de seis anos a GCM de Rio Claro, pedindo aos pais para vestir uma farda similar à de seus ‘heróis, que inclusive enviaram representantes para a comemoração?
São essas e outras características, aliadas ao preparo técnico por meio de capacitações e treinamentos obrigatórios e periódicos, na observância da lei e dentro dos limites Constitucionais, que a GCM hoje é uma força sem a qual é praticamente impossível imaginar a cidade.
“Já são 28 anos de dedicação em oferecer segurança à comunidade, serviço que é cada vez mais essencial e que vem se transformando com o tempo. A Guarda Civil Municipal tem se aprimorado e se modernizado para acompanhar essa evolução, e conquistar a cada dia o respeito do cidadão. Nosso Governo ampliou o número de guardas municipais no último ano e temos oferecido todo respaldo para este importante trabalho”, falou o prefeito Gustavo Perissinotto ao Diário do Rio Claro.
Foto: Divulgação