O jogo Guarani x Portuguesa, marcado para o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, às 20 horas, nesta sexta-feira (10), abre as disputas da Taça Independência, que reúne as equipes que não obtiveram classificação às quartas de final do Paulistão. No complemento da rodada, amanhã (11), no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, às 16 horas, jogam Santo André x Internacional de Limeira.
A Taça Independência substitui o antigo Troféu do Interior. As equipes se enfrentam em jogo único, com a equipe de melhor campanha na primeira fase, atuando como mandante.
O Mirassol já entra na fase semifinal da disputa, por ter melhor campanha que os demais times, assim como a equipe do interior de melhor desempenho entre as que disputarem as quartas de final do Paulistão.
O Santos FC não participa da Taça Independência porque joga a Copa do Brasil. A Taça Independência pagará ao campeão o prêmio de R$400 mil e ao vice de R$200 mil. A competição leva este nome em homenagem ao bicentenário do Grito do Ipiranga, em São Paulo.
Ferroviária de Araraquara e São Bento de Sorocaba, também não disputam a competição, porque foram rebaixadas à Série A2 no Paulistão.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Thomaz Marostegan