Nesta sexta-feira (9), o grupo Manxs lança em todas as plataformas de streaming digitais sua nova música chamada “A Cor”, um rock que tem como discurso central o empoderamento e a celebração da comunidade negra LGBTQIAP+ do Brasil.
A música “A Cor” terá a parceria do “Primavera Nacional”, coletivo de Rap da região de Mogi Mirim, além de ser mais um trabalho do grupo Manxs com a Ashilleyy Extravaganzza (Drag Queen que representou Rio Claro no reality show “Queen Stars Brasil” exibido internacionalmente pela HBO MAX esse ano, ela que ficou entre as oito finalistas das 20 competidoras do programa).
Sendo um grupo engajado e preocupado com sua responsabilidade sociocultural, as Manxs vem construindo um álbum autoral intitulado “Autofalante” com o intuito de proporcionar o local de escuta sobre temas diversos que ele se propõe a discorrer referente a pluralidade humana das pessoas LGBTQIAP+ do Brasil. No caso da música “A Cor” será discursado a necessidade de olharmos para nosso passado e presente, para que possamos então pensarmos em como construir uma realidade onde a história da comunidade negra e LGBTQIAP+ não seja resumida em dor.
O grupo Manxs visa lançar “A Cor” que pauta a comunidade negra LBGTQIAP+ nesse mês, pois nele é celebrado o #SetembroAmarelo (campanha de prevenção ao suicídio), o que infelizmente nos faz atentarmos sobre o contexto ao qual vivemos, pois tal interccionalidade é lamentavelmente notória dentre os casos de vítimas de suicídio, não só no Brasil como no mundo todo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).
Histórico do Grupo Manxs
O grupo tem em seu currículo vários projetos contemplados em editais, estreou em 2019 o primeiro espetáculo de teatro musical autoral Drag Queen da cidade de Rio Claro intitulado “O Fim”, possui publicado no Acervo Público e Histórico de Rio Claro o primeiro trabalho de pesquisa sociocultural LGBTQIAP+ da cidade. Já desenvolveu inúmeros trabalhos de produção, difusão e formação em prol da arte e cultura LGBTQIAP+ em Rio Claro e no estado de São Paulo, com o apoio do Poiesis, Oficinas Culturais, ProAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura de Rio Claro, assim como, por meio das parcerias com demais artistas independentes.
Atualmente, a carreira do grupo Manxs caminha em meio às elaborações musicais autorais, a fim de proporcionar uma nova leitura para o Rock nacional enquanto uma ferramenta de visibilidade e empoderamento da comunidade LGBTQAIP+, assim como, dar vazão aos seus anseios, transpassando pelos demais gêneros musicais.
Fotos: Paula Caldas/Divulgação