As voluntárias do Grupo Mais Vida fazem touquinhas de lã para adultos e crianças em tratamento oncológico. Para desenvolverem o trabalho contam com a solidariedade e apoio da população que pode contribuir doando a matéria-prima. Neste momento o grupo necessita de novelos de lã, podem ser novos ou começados e de qualquer marca e cor.” É o que mais a gente precisa, a manta é feita com lã e as toucas também, a gente ganha, mas vai muita, para uma manta por exemplo vão mais de 10 novelos. Estamos sempre com falta, por mais que as pessoas doem, temos muitas voluntárias do crochê e do tricô e pedimos mais uma vez a contribuição das pessoas. As touquinhas, além de atender os pacientes oncológicos, também estão atendendo algumas entidades que cuidam de famílias em vulnerabilidade como Despertai, Projeto Terra Nova e da UDAM, fornecemos também para o AJA entregar”, salienta a voluntária do Grupo Mais Vida Luciana Sartori.
O Mais Vida é um grupo sem fins lucrativos e que desenvolve diversas atividades em Rio Claro, tem trabalhado em muitas ações e agregou atividades na pandemia, como ressalta Luciana. “Temos costureiras que fazem bonecas, edredons e roupas para recém-nascidos, tudo agregado após da pandemia. Fazemos manta e enviamos para o Boldrini, para as crianças que tomam quimioterapia precisam ficar sentadas e mesmo no verão, as salas são geladas, então fazemos as mantinhas”, destaca. Já as peças para bebês são todas doadas para a Obra do Berço da Santa Casa de Rio Claro, que entrega às mães carentes (SUS).
As famosas Naninhas são confeccionadas e distribuídas para crianças em tratamento oncológico e para Santa Casa de Rio Claro para todos os pacientes pediátricos do SUS. Naninhas e bonecas também são doadas para asilos. Além de outros itens que são confeccionados. “Edredons são todos com retalhos de suede, que é aveludado e quentinho, doamos para várias instituições, conseguimos o material com tapeçarias e empresas que contribuem. As perucas continuamos fazendo e doando. Estamos fazendo um trabalho muito extenso, porque percebemos que, com toda essa situação que vivemos, o desemprego assolou muita gente e nosso grupo está trabalhando muito para poder ajudar de alguma maneira”, disse a voluntária.
As únicas ações que precisaram ser paralisadas durante a pandemia foram as Campanhas de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea que eram realizadas em vários períodos do ano. “Era um contato direto com a população, sempre passavam mais de 100 pessoas, então temos um cuidado muito especial, a gente não pode de maneira nenhuma aglomerar e deixar que a pessoa se exponha mesmo que seja para ajudar outra. Mas a campanha é para que as pessoas façam as doações no Banco de Sangue, se tiver condições, irem até Jaú, mas tudo isso com agendamento antecipado para evitar aglomeração”, observa.
Para a confecção das peças, as voluntárias não se reúnem, seguem trabalhando cada uma de sua casa, após fazem a entrega para o grupo distribuir.
NÚMERO DE DOAÇÕES – 1º SEMESTRE DE 2021
Somente no primeiro semestre de 2021 o Grupo Mais Vida realizou 14.593 doações, sendo 2.190 touquinhas de lã para pacientes oncológicos adultos e pediátricos, asilos e entidades assistencias; 10.690 máscaras TNT – EPI confeccionadas pelo Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro, doadas para o Fundo Social de Solidariedade; 1.100 máscaras de tecido 100% algodão com destino para o GACC de Rio Claro, Projetos Udam, Terra Nova; 165 edredons de retalho para o Hospital Bezerra de Menezes, Terra Nova, IVC, CRF; 11 perucas de cabelos naturais para pacientes oncológicos ou com doenças crônicas que acometem queda de cabelo; 6 bonecos Sol para crianças e idosos e 337 peças de malha como bodys e mijãozinho, roupas de malha que foram doados para a Obra do Berço e também asilo.
COLABORAÇÃO
Quem puder colaborar pode entrar em contato pelos telefones (19) 99228–3552 falar com Luciana e (19) 99422–0000 (Regina).
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação