Atualmente o Grupo Escoteiro Santa Cruz conta com 70 membros registrados na União dos Escoteiros do Brasil e pertence ao 26º Distrito Escoteiro, possui uma Alcatéia Mista de Lobinhos, uma Tropa Escoteira Mista e uma Tropa Sênior Mista e tem na Diretoria a presidência de Paulo Cesar Barbanera.
Mas foi em 13 de setembro de 1965, que a ata da fundação do Grupo Escoteiro Santa Cruz foi lavrada em reunião realizada no Colégio Santa Cruz, que contou com a presença das autoridades escoteiras, da congregação religiosa e da comunidade do bairro, marcando assim o início de mais uma unidade de prática do escotismo em Rio Claro recebendo o numeral “174” da Região Escoteira de São Paulo.
No início, o grupo estava instalado no sótão do Colégio e lá foram realizadas as primeiras atividades pelo principal incentivador, o Ir. Romão Ruiz (css) que juntamente com outros chefes e colaboradores definiram as cores do Grupo Escoteiro como sendo “azul e vermelha” e promoveram diversas atividades especialmente com os jovens da comunidade até a saída do colégio por solicitação da Congregação Estigmatina que necessitava do espaço ocupado pelos escoteiros.
Assim, em agosto de 1981 houve a transferência da sede para o antigo Posto de Puericultura, prédio anexo a Igreja da Boa Morte, na área central da cidade, e em 1984 foram admitidas as primeiras lobinhas, escoteiras e guias, motivo de orgulho, pois o grupo foi um dos primeiros do Brasil a adotar as meninas em suas fileiras. No ano de 1987 foi aprovada a Lei que declarou o GESC em utilidade pública municipal e retomou-se o antigo sonho da sede própria.
Neste período houve grande evolução do efetivo, chegando a possuir mais de 200 participantes em suas fileiras, mas em agosto de 1996 após receberem um terreno em comodato da prefeitura para a construção da nova sede inicia-se a campanha entre todos os sócios para a mudança definitiva, ocorrida com a inauguração em grande festa no ano seguinte, em 20 de setembro de 1997.
Os membros do Santa Cruz se reúnem na UDAM – Rua 11 com as Avenidas 30 e 32 Santana aos sábados das 09h00 às 12h00.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação