As árvores estão presentes em diversos pontos do meio rural e urbano e são extremamente importantes ao meio ambiente. Estas apresentam cores, aromas, flores, folhas e frutos, fornecendo alimentos, frescor e ar puro. Caracterizam-se como símbolo e compõem a paisagem das localidades.
Inúmeros são os benefícios da existência de árvores, tais como; retenção/absorção de CO2 e liberação de O2; redução da poluição do ar; amenização da temperatura; manutenção da umidade do ar e de chuvas regulares; fornecimento de sombra; redução do mau cheiro, redução de ruídos e barulhos; manutenção da biodiversidade; redução de processos erosivos, fornecendo assim ambiente calmo, atrativos e de beleza exuberante à paisagem.
Entretanto nos últimos anos, amplia-se o desmatamento em diversas áreas, havendo a redução de árvores próximas à residências e em calçadas dos bairros urbanos. Nas cidades a vegetação vem sendo desenfreadamente substituída por camadas de concreto, contribuindo com isso para o aumento da temperatura nas áreas urbanas.
Atentos a essa temática contemporânea e alarmante, o Grupo Escoteiro Marechal Rondon realizou no dia 21 de setembro, uma visita ao Viveiro Municipal do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE). Na oportunidade os jovens conheceram a função do viveiro e realizaram a atividade de plantio de mudas no local, aprendendo técnicas de cultivo, adubação e irrigação das mudas. Os escoteiros também conheceram as espécies ideais ao reflorestamento as margens dos rios que rodeiam o município e áreas adjacentes.
Foram apresentados aos alunos as mudas de árvores para plantio em calçadas, residências e espaços públicos das cidades, estas por sua vez, que não podem apresentar raízes muito grandes. Vale destacar que há disponíveis para serem doadas ou adquiridas pela população, mudas para plantio de árvores nestas áreas acima mencionadas, e para sua aquisição faz-se necessário cadastro devidamente preenchido na autarquia.
A ação de plantio no Viveiro de Mudas do DAAE permitiu conscientizar, os jovens escoteiros e seus familiares, a assumir atitudes em prol do plantio, crescimento e cuidados às árvores da cidade e considerar a importância do papel destas no meio ambiente, trazendo reflexos positivos.
Segundo o Educador Ambiental, Éder Rodrigo Varussa, da UNESP de Rio Claro-SP, esta ação do Grupo Marechal Rondon é bem positiva, pois para viver em uma sociedade sustentável, faz-se necessário ensinar os mais jovens e seus familiares pontos sobre conscientização ambiental, principalmente quanto à preservação das árvores em nossa cidade.
E para isso temos que nos unir nesta tarefa de forma solidária, estimulando responsabilidade socioambiental. Afinal a natureza fornece o necessário para viver, e a consciência de preservação deve ser discutida e despertada desde as séries iniciais. Lembrando a canção de Milton Nascimento “e há de se cuidar do broto pra que a vida nos de flor e fruto.”
Por Eder Varussa