O Grupo Escoteiro Marechal Rondon fará uma atividade neste sábado (29) na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). Ação acontece das 14 às 17 horas e tem como objetivo prestar um serviço à comunidade rio-clarense, através do Serviço de Atendimento Institucional à Criança e ao Adolescente (Saica) localizado na Vila Operária.
As crianças do Saica farão a atividade em conjunto com as crianças e jovens do grupo escoteiro. “É uma ação chamada MutCom – Mutirão Comunitário”, explica Morgana Rosa Russo, diretora administrativa do Grupo Escoteiro Marechal Rondon.
O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (popularmente conhecido como MutCom) é uma atividade de mobilização nacional que visa a integração e colaboração dos escoteiros do Brasil com a sociedade, como por exemplo com as comunidades próximas às unidades escoteiras espalhadas em todo o território nacional.
O MutCom é também uma oportunidade de proporcionar às crianças, adolescentes e jovens, atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, no intuito de formar um indivíduo consciente e engajado com o mundo ao seu redor.
Morgana esclarece que o MutCom envolveu três etapas, sendo a primeira delas a arrecadação de alimentos não perecíveis. “Já chegamos a 670 quilos e até o dia 5 de novembro, momento da entrega real, acreditamos chegar a mais de 700 quilos”, comenta. “Esses alimentos serão entregues para o Saica, que acolhe crianças e jovens de 0 a 17 anos que por algum motivo não podem ficar sob os cuidados de suas famílias”, acrescenta.
A segunda etapa foi o Mutirão Pioneiro Distrital, realizado em Rio Claro nos dias 22 e 23 de outubro com a participação de 17 jovens de 18 a 21 anos das cidades de Rio Claro, Araras, São Carlos e Araraquara. Esses jovens montaram, junto com os acolhidos, hortas verticais nas sete casas lar do Saica. “Tivemos a parceria da Cezan Embalagens que doou as sete hortas de paletes e os pioneiros montaram o sistema de irrigação e plantio”, informa Morgana.
Na terceira etapa, que ocorrerá hoje na Feena, as duas instituições (Saica e Gemr) farão atividade conjunta e a entrega simbólica da arrecadação, pois a retirada ocorrerá na sede do grupo no dia 5 de novembro.
A iniciativa do Grupo Escoteiro Marechal Rondon teve também o apoio do Senai, que arrecadou 400 kg de alimentos entregues no dia 15 de outubro. O grupo escoteiro agradece também o Supermercado Savegnago, que permitiu que os escoteiros coletassem os alimentos em sua unidade; a empresa de embalagens Cezan, que doou as hortas verticais; a escola Senai e a ONG Olinda.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação